Acadêmicos de Fisioterapia promovem atividade alusiva ao Outubro Rosa

Acadêmicos de Fisioterapia promovem atividade alusiva ao Outubro Rosa

Acadêmicos do curso de fisioterapia dedicaram um dia inteiro à realização de atividades alusivas ao Outubro Rosa.

Acadêmicos do curso de fisioterapia dedicaram um dia inteiro à realização de atividades alusivas ao Outubro Rosa.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Essas estatísticas são do Instituto Nacional do Câncer, que ainda prevê 57 mil novos casos somente neste ano. A boa notícia é que essa doença tem cura. Quanto mais cedo for diagnosticada qualquer alteração nas mamas, maior é a possibilidade de um tratamento eficaz. É por isso que o Movimento Outubro Rosa tem se dedicado a estimular o controle e prevenção da doença por meio de ações de conscientização sobre a importância do autoexame das mamas.

Na Unicentro, acadêmicos do quarto ano do curso de fisioterapia dedicaram um dia inteiro à realização de atividades alusivas ao Outubro Rosa. “Resolvemos fazer a atividade para incentivar nos acadêmicos essa questão da prevenção do câncer de mama”, explica uma das professoras responsáveis pela ação, Rubia Caldas Umburanas.

A atividade foi proposta pelas professoras Rubia Caldas e Angela Dubiela, das disciplinas de Ginecologia e Obstetrícia e Fisioterapia Dermato-funcional. O trabalho foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia e destinado a todas as pacientes que visitaram o local. Na clínica, elas receberam massagens facial e relaxante, puderam pintar as unhas de cor-de-rosa e ainda receber orientações sobre o autoexame da mama.

Essa foi a primeira vez que a atividade foi desenvolvida. A ideia é repetir a proposta nos próximos anos. Segundo a professora Rubia, é uma oportunidade para contribuir com a saúde da população e ainda incentivar os alunos a desempenharem um papel social. “É uma forma de ampliar os serviços oferecidos para a comunidade e integrar os alunos na extensão. É importante para ampliar a forma como eles veem a própria atuação na área da saúde”, finaliza.

Deixe um comentário