
Projeto da Unicentro arrecada livros para Biblioteca Encantada
Ler é viajar sem sair do lugar. Proporcionar isso ao máximo de pessoas possíveis é fundamental. Por isso, a Unicentro está desenvolvendo a Biblioteca Encantada, um dos trabalhos realizados pelo projeto de extensão Ciência em Movimento: Universidade em Ação. O projeto, que está sendo reeditado esse ano, visa desenvolver diversas ações educativas voltadas para o ensino de ciências, física e biologia. “Nós estamos com oficinas pedagógicas em várias escolas estaduais. Desenvolvemos também mostras de ciências e uma das ações do projeto é desenvolver um trabalho semanal com vinte e cinco meninas no Colégio Iná Ribas Carli”, comenta a coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Crisostimo.
Foi também no Colégio Iná Ribas Carli que a biblioteca encontrou espaço físico para existir.“Nós temos na escola, cedido pela prefeitura municipal, um espaço para o desenvolvimento do projeto e com as parcerias, nós resolvemos, então, montar essa biblioteca”.
O projeto é financiado pela Capes e conta também com o apoio do Clube Soropitimista de Guarapuava, da Escola Optimus de Robótica, da Faculdade Guairacá e da escola de idiomas Yázigi. A proposta da campanha vai além de apenas montar a biblioteca. A grande questão está em incentivar o gosto pela leitura em crianças e adolescentes.“Nós temos como proposta para essa campanha não só montar a biblioteca, mas incentivar que essas meninas se dediquem e despertem para a leitura”, explica a professora.
O objetivo também está em mostrar para quem está doando o quanto se pode fazer com um ato tão pequeno.“A nossa expectativa é realmente incentivar, não em termos de quantidade de livros, mas mostrar para esses jovens que estão envolvidos e aos que estão doando, que podemos contribuir para que uma criança enxergue o mundo pelo livro”, finaliza.
As doações podem ser feitas até o fim de outubro. Os pontos de coleta são a Escola Optimus de Robótica, a Faculdade Guairacá e a escola de idiomas Yázigi.