
Eleições Unicentro: definidos reitor, vice-reitor, diretores e vice-diretores de campi eleitos
A chapa Orgulho de ser Unicentro foi vencedora nos quatro pleitos

A apuração dos 4.370 votos seguiu até a madrugada de sexta-feira.
A votação foi encerrada às 22h dessa quinta-feira (17). Logo em seguida, as urnas começaram a chegar para a apuração. Os votos foram computados em oito pontos de contagem – um em cada um dos três campi universitários e nos cinco avançados. No Santa Cruz, funcionou também a central de apuração.
A contagem foi acompanhada por membros da Comissão Eleitoral (Coel) e por fiscais das chapas. Estavam presentes, ainda, os candidatos. Eles acompanharam a apuração de locais diferentes. O candidato à reitoria pela Orgulho de Ser Unicentro, Aldo Nelson Bona, esperou o resultado no Santa Cruz. Seu vice, Osmar Ambrósio de Souza, esteve no Cedeteg. Mesmo local onde Denny Willian, candidato a vice-reitor pela Unicentro de todos nós, estava. Já a cabeça de chapa, Marileia Gartner, esperou o compto dos votos no campus de Irati. E em cada um dos três campi também estavam presentes os concorrentes as direções.
Simpatizantes dos candidatos concorrentes também compareceram à apuração. Eles puderam observar o compto, urna a urna, por um telão, que reproduzia os dados inseridos no sistema informatizado de apuração. “Nas três unidades dos nossos campi, estão centrais dos núcleos de informática da nossa universidade onde eles captam os resultados das urnas e divulgam e computam imediatamente e esses resultados aparecem nessas três unidades. Nos campi avançados da universidade, os dados serão transmitidos eletronicamente e a partir dessa informação, a unidade de Guarapuava centraliza isso e começa divulgar as parciais em tempo real”, explicou o professor Vitor Hugo Zanette, membro da Comissão Eleitoral.
Conforme o resultado de cada urna era apresentado, podia-se perceber a participação da comunidade universitária. E o número de votantes surpreendeu. Cintiane Ferreira, do curso de Nutrição, foi uma das acadêmicas que participou do processo eleitoral. “A gente tem esse direito e eu acho que é um dever do aluno. É pra nossa faculdade. Então, é dever do aluno escolher quem vai comandar”, sentenciou.

Atual reitor, Aldo Nelson Bona foi reeleito para mais quatro anos a frente da reitoria da Unicentro.
Depois de quase duas horas de apuração, por volta de 23h40, os resultados parciais da contagem de votos já permitiam que os vencedores para reitoria e direções de campi fossem anunciados. No campus Cedeteg, os eleitos foram os professores Fábio Hernandes e Adriana Knob, pela chapa Orgulho de Ser Unicentro. Eles foram eleitos com 72,86%. “Com muita alegria fomos eleitos, também estamos acolhendo esse resultado com muita humildade. Sabemos que há muito trabalho pela frente. Mas estamos muito felizes. Felizes pelos votos que tivemos entre os agentes, docentes e discentes”, falou Fábio logo após a divulgação do resultado.
No campus de Irati a vitória também foi da chapa Orgulho de ser Unicentro, que tem como diretor Afonso Figueiredo e como vice Erivelton Fontana de Laat. “Eu gostaria de, neste momento, agradecer a todos pela confiança. Os três segmentos da nossa comunidade, pelo apoio e pelo voto. Todos podem ter certeza de que a gente vai lutar muito pelo desenvolvimento do campus e, certamente, da Unicentro”, disse Figueiredo, ainda emocionado com o resultado. Em Irati havia três chapas concorrendo e os vencedores obtiveram 51,7% dos votos.
A chapa Orgulho de ser Unicentro saiu vencedora, ainda, na disputa pelo campus Santa Cruz. Em fevereiro de 2016, assumem Ademir Fanfa Ribas, como diretor, e Christine Lima, como vice. Eles alcançaram a marca de 61, 15% dos votos. “A universidade, o campus Santa Cruz entendeu a nossa proposta. Entendeu que o nosso trabalho, nos últimos quatro anos, auxiliou, ajudou o desenvolvimento do campus e, por isso, nos deu a responsabilidade de mais quatro anos. Com muita vontade e com muita dedicação, nós vamos dar continuidade a esse trabalho”, avaliou Ademir.
A chapa Orgulho de ser Unicentro também saiu vencedora do pleito pela reitoria. Os atuais reitor e vice, respectivamente, Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza, foram reeleitos com 72,27% dos votos de professores, funcionários e estudantes. “Durante a campanha, assumimos alguns compromissos com a comunidade acadêmica. E elesse traduzem, essencialmente, no compromisso de continuar trabalhando com muita serenidade, franqueza, abertura ao diálogo, acolhida. Isso para que, ao final, seja vencedora a Unicentro. Afinal, é isso o que interessa, é isso que se pode esperar da reitoria da universidade: trabalho e dedicação integral à Unicentro e sua comunidade”, afirmou Aldo após a divulgação do resultado.