Unicentro firma convênio com a Universidade de Nice

Uma universidade é formada por professores, alunos e agentes universitários. Expandir e oferecer aos acadêmicos novas oportunidades de adquirir conhecimento é essencial. Em busca disso, a Unicentro firmou um convênio com a Universidade de Nice, na França. “Esse é um convênio de ampla cooperação que tem por finalidade possibilitar aos cursos de graduação e de pós-graduação a interagir com outros cursos de graduação e pós-graduação da França. Ele possibilita pessoas que ainda não estão desenvolvendo pesquisa e pensam em desenvolver algum tipo de trabalho, um mestrado ou um doutorado. Ele privilegia pessoas que ainda não estão desenvolvendo pesquisa, ou que possuam alguma em andamento e queira fazer uma ligação com alguns cursos, algumas áreas de interesse na França”, explica o professor do Departamento de Educação Física, Marcus Tartaruga.

Marcus foi um dos mediadores entre a Unicentro e a Universidade de Nice. Segundo ele, esse tipo de parceria é fundamental para que ocorra a internacionalização da universidade, o que é essencial para o desenvolvimento de programas como a pós-graduação. “Ele traz a internacionalização da universidade que é uma política que está sendo cada vez mais colocada em prática. Hoje os programas de pós-graduação, por exemplo, são avaliados também por essa internacionalização e trazem a melhora da qualidade científica acima de tudo. Não só a qualidade científica como a formação acadêmica profissional dos nossos alunos e professores”.

O convênio é aberto a todas as áreas que sejam comuns entre as duas universidades e já firmado, basta aos alunos e professores interessados buscarem contato com docentes franceses. “Uma vez tendo esse convênio, o que falta agora é cada um fechar o seu contato específico com professores da universidade e aí, a partir disso, pensar em um cronograma de atividades e pleitear uma bolsa, quem sabe, via Capes e CNPq”, comenta o professor.

Neide Garcia Pinheiro, responsável pelo Escritório de Relações Internacionais, explica que o convênio é de suma importância para que a Unicentro possa fazer parte de editais lançados para as universidades. “O estabelecimento do convênio é importante para que a gente possa fazer parte, principalmente, de editais que são lançados pelo Governo Federal aqui do Brasil ou por universidades no exterior. Em geral, os convênios são requisitos”.

Para os alunos que desejam participar desses intercâmbios, a proficiência da língua francesa é exigida. De acordo com Neide, é possível fazer um curso de línguas dentro da própria Unicentro. “Normalmente se pede a proficiência da língua do país de destino. Por isso, é importante o aluno que está interessado em fazer algum tipo de mobilidade internacional, que desde o seu primeiro ano já comece a investir no aprendizado ou na prática da língua estrangeira. É importante que os alunos que tenham interesse na língua francesa, visando esse convênio de Nice, invistam no curso de francês. A própria universidade também oferece cursos de línguas e isso é o primeiro passo”.

Sobre a possibilidade de bolsas, Neide explica que isso vai depender de editais específicos do Governo Federal ou da Universidade de Nice. “O convênio em si é o primeiro passo para oportunizar essa mobilidade. Mas a mobilidade em si, por meio de bolsas, depende de editais específicos. Seja do Governo Federal ou de instituições internacionais de ensino”.

Para o futuro, espera-se que não apenas alunos da Unicentro façam um intercâmbio na França, mas que também estudantes da Universidade de Nice possam vir e conhecer a nossa universidade. “Esperamos que no futuro, ocorra não somente a mobilidade que a gente chama de ‘mobilidade alta’, ou seja, o aluno que sai daqui da universidade e vai para outro país. Esperamos que os laços estreitem-se e que a gente encontre oportunidades também para a vinda de estudantes de lá”, finaliza.