
Unicentro inicia curso de extensão em Formação Pedagógica em Saúde

O curso é voltado à profissionais da área da saúde que buscam a competência pedagógica, requerida para aulas no ensino superior.
Com objetivo de oportunizar momentos de ação, vivência, reflexão, contextualização e de construção dos saberes dos profissionais da saúde na formação pedagógica universitária, iniciou no dia 21 de agosto, o curso “Formação pedagógica para a docência universitária na área de Saúde” em parceria com a Unimed/Guarapuava. Através deste curso, que articula o ensino e a extensão, a Unicentro busca oferecer um espaço de reflexão e aprendizagem, proporcionando aos profissionais da área da saúde uma formação em temas pedagógicos imprescindíveis à prática docente.
A coordenadora do projeto, professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, iniciou a programação do curso abordando o tema “Tarefa de ensinar na universidade: a construção da docência”. Vinculada ao Departamento de Geografia do Campus de Irati e com formação na área da educação, a professora destacou a importância de se refletir sobre a questão da identidade do professor universitário e o sentido do trabalho docente nesse primeiro momento. Destacou que o curso tem o propósito de oportunizar um amplo debate sobre os fundamentos do trabalho na docência universitária na área da saúde.
Como professora da Unicentro desde 1984 e com experiência de trabalho em formação de professores, coordenando o Programa Entredocentes – Programa Institucional de Formação de Professores da Unicentro, Wanda ressaltou a necessidade da formação pedagógica na docência. “A universidade recebe através de concursos e testes seletivos um grande número de profissionais excelentes em sua área de formação, no entanto sem preparo algum para a docência e a universidade tem a responsabilidade de oferecer essa formação aos seus professores”, disse.
Com 60 horas/aula, a programação se dirige aos profissionais da área da saúde, na sua maioria médicos, que buscam a competência pedagógica requerida para aulas de qualidade no ensino superior. O curso tem encontros quinzenais, nas sextas à noite e sábados pela manhã. Participam como ministrantes, além da professora Wanda, as professoras Denise Puglia Zanon, com o tema “Organização do Trabalho Docente”, e Maíza Taques Margraf Althaus, que discutirá “As Metodologias Ativas na Docência Universitária”. Ambas são do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pesquisadoras na área da docência universitária. Para o encerramento do curso está prevista uma mesa redonda com professores que atuam na área da saúde.