Acadêmicos de Jornalismo organizam o evento “Acervo: foto e texto”

Como produzir fotos a partir de câmeras de celulares foi o tema da oficina oferecida pelo fotógrafo e publicitário Clério Back

Na última quinta-feira (10), alunos do terceiro ano de Jornalismo da Unicentro realizaram o evento “Acervo: foto e texto”, que tem por objetivo mostrar na prática uma pequena parcela da atividade jornalística realizada em sala de aula, utilizando importantes ferramentas do jornalismo como o texto e a foto.

Para ministrar a oficina de fotografia, os alunos convidaram o professor, publicitário e fotógrafo, Clério Back. O fotógrafo que tem um grande portfólio na cidade, sempre é convidado para participar de eventos acadêmicos e desta vez não foi diferente. O foco da oficina ministrada por Clério tinha o intuito de orientar sobre como fotografar com o aparelho celular, deixando em evidência que uma foto feita a partir de um telefone móvel poder ficar esteticamente rica em elementos. “Tanto uma foto clicada a partir de câmeras profissionais, como as que são feitas através de celulares, podem ter grande qualidade final, o importante é refletir sobre ela, e principalmente sobre o conteúdo da imagem. Em todas as oficinas que ministro exploro também os recursos da fotografia feita por celulares, pois fazem parte do nosso dia a dia.”, ressalta o fotógrafo.

Além da oficina, o evento contou com o lançamento das revistas experimentais: Caleidoscópio, The Art Code e Pegada, que também foram produzidas pelos alunos de jornalismo. E as novidades não pararam por aí, ontem era dia dos alunos exporem suas produções. Para fechar com chave de ouro o tema “Foto Texto” esteve em exposição, ensaios fotográficos que abordam diversos temas do nosso cotidiano: a realidade do preconceito; crianças de comunidades carentes; cães abandonados; a bicicleta como meio de transporte; a utilização do espaço público para o lazer, e os idosos do século XXI.

O evento veio para provar que a Unicentro cumpre seu objetivo, de ir além da extensão do campus, pesquisa, ensino, e extensão, porque proporciona aos alunos esse contato entre a teoria e a prática.