Alunos de Turismo são finalistas em concurso de projetos inovadores

Os dois projetos são finalistas do Concurso PUC Jovens Ideias 2015.

Dois projetos de acadêmicos do primeiro ano de Turismo do campus Irati da Unicentro são finalistas no Concurso PUC Jovens Ideias 2015. A proposta visa premiar estudantes inventivos e empreendedores que apresentam projetos com potencial para se transformar em Inovação. Foram selecionados para a etapa final 14 trabalhos que serão apresentados entre os dias 5 e 8 de outubro, durante o XXIII Seminário de Iniciação Científica (Semic) da PUC, em Curitiba.

A professora do Departamento de Turismo, Paula Grechinski é orientadora dos dois trabalhos da Unicentro que serão finalistas no concurso. O projeto Wincentivo é de autoria de Luiz Vagner Belo. Nele, o estudante apresentou a criação de um aplicativo gratuito que incentiva atitudes positivas nas pessoas, usando a ferramenta mais forte para conectar as pessoas atualmente, o celular.

Já o projeto Mochila Multifuncional, foi apresentado pelos alunos Eduardo Alex Scordin, Régis Fernando Schoab, Rhuana Biscotto da Silva e Viviane Aparecida Schoab. Os acadêmicos criaram um produto inédito com o intuito de facilitar o dia a dia de muitas pessoas, especialmente em situações imprevistas. A professora explica que mais detalhes dos projetos não podem ser divulgados por questões de direitos autorais e registros de patentes.

Paula lembra que a ideia de inscrever os projetos no concurso surgiu a partir de uma aula de Prática e Ética, quando ela discutia junto aos alunos sobre conformismo, e a importância de adotar atitudes éticas quando percebemos que algo que está errado e não concordamos com a situação.

“A partir dessa discussão, a turma começou a pensar em questões reais do dia a dia que os incomodavam e colocaram isso tudo no papel. Depois que os alunos ‘libertaram’ o inconformismo dentro deles, e compreenderam a importância de resolver uma situação que os incomodava, foram incentivados a colocar em prática as atitudes simples que podem beneficiar uma coletividade. A inscrição no concurso PUC Jovens Ideias foi uma forma de incentivá-los ainda mais, inclusive com a possibilidade de terem suas ideias reconhecidas e premiadas”, destaca a professora.