Reunião sobre Educação Especial discutirá melhorias na área

A rede estadual de instituições de ensino superior do Paraná irá realizar a 2ª reunião do Fórum dos Programas e Núcleos de Educação Especial das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. O encontro será no miniauditório do campus Santa Cruz da Unicentro, no dia 6 de agosto, com horário de início previsto para as 9 horas da manhã.

A organização do evento é do Programa de Inclusão e Acessibilidade (PIA) e da Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro (Proen). O objetivo principal é fazer a apreciação de um Regimento Interno, um documento norteador para os setores de Educação Especial de todas as universidades do estado do Paraná que trabalham com pessoas com deficiência.

A coordenadora do PIA, Elenir Guerra, enfatiza que a comunidade universitária é convidada a participar do evento, principalmente as pessoas com deficiência vinculadas à Unicentro. “É importante eles estarem presentes porque vamos tratar justamente da vida deles ao construir o Regimento. Senão estivessem conosco nós acabaríamos tendo um discurso e outra prática”, comenta.

“O foco é a troca de experiências, a discussão sobre quais tem sido as demandas e como elas tem sido atendidas e também planejar ações conjuntas e semelhantes para que todas as universidades estaduais paranaenses ofereçam um mesmo padrão, uma mesma linha na Educação Especial”, explica a pró-reitora de Ensino, Regina Padilha.

Além disso, a reunião prevê a discussão e organização de um seminário de formação para as equipes que trabalham com a Educação Especial nas universidades estaduais com a temática de acessibilidade na Educação a Distância.