Estão abertas inscrições para o Universidade Sem Fronteiras

Iniciou na segunda-feira (27), o edital para o programa de bolsas do Universidade Sem Fronteiras, voltado para o apoio a comunidade externa. Nesse ano a Unicentro tem sete projetos em finalização e agora irá contar com 11 projetos aprovados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Ao todo, serão 41 bolsas divididas entre recém-formados (15) e graduandos (26).

O diretor de programas interinstitucionais na Unicentro, Miguel Bacheladenski, explica que cada projeto tem atribuições diferentes. “É um programa de apoio a extensão apoiado pela Seti e ele concede bolsas de extensão para estudantes de graduação e recém formados, de até três anos que concluíram a graduação. Para cada projeto de extensão tem atribuições especificas e todas essas contam nos editais”.

O programa acontece na Unicentro desde o ano de criação em 2007. Três anos depois tornou-se um programa do Governo do Paraná que visa ajudar as comunidades do estado onde se tem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Quando foi criado esse programa pelo estado, o foco era as regiões com menor IDH do estado, desenvolver um projeto de extensão que melhorasse a vida dessas pessoas carentes do estado. E como a região aqui da Unicentro é uma região com baixo IDH, então sempre houve um grande número porque o foco era ajudar a reduzir”, explicou Miguel.

Hoje, a universidade está com 11 editais abertos em oito áreas diferentes: História, Turismo, Matemática, Farmácia, Letras, Agronomia, Comunicação Social e Pedagogia. Sendo quatro para o campus Santa Cruz, quatro para o campus de Irati e três para o campus do Cedeteg. Cada projeto há especificidades diferentes, assim como, cursos que irão atuar em outras áreas.

As inscrições vão até o dia 9 de agosto e devem ser feitas pelo site eventos.unicentro.br/usf_bolsistas. Para se inscrever o aluno deve ter em mãos os dados pessoais e um comprovante de matrícula para os graduandos e um de conclusão de curso para os recém-formados em até três anos.