Unicentro lança programação de aniversário de 25 anos

No dia 13 de junho a Unicentro completou 25 anos de existência, mas as festividades em comemoração a data só forma postas em prática agora. Em virtude da greve de professores e funcionários, apenas uma solenidade foi realizada nas dependências do campus Santa Cruz. Ontem (16), foi realizada a cerimônia de apresentação da programação de aniversário da Unicentro nas dependências do campus Santa Cruz, no Cedeteg e em Irati.

Agora, com o calendário acadêmico reformulado, a Unicentro retoma sua programação de aniversário, como conta o reitor da universidade, professor Aldo Nelson Bona. “A ideia é ter sempre presente que quando se comemora um ano de vida, você está rememorando o que fez, mas pensando no que pode fazer de melhor, e com isso também repercutir na melhoria da qualidade de ensino. Esse é apenas um exemplo de ações que se voltam a esta perspectiva”.

Comunidade universitária reunida para o lançamento da Cápsula do Tempo no campus Santa Cruz.

Entre as festividades, na última quinta (16), foi realizado, nos três campi da Unicentro, o lançamento da Cápsula do Tempo, onde mensagens, fotos e pequenos objetos depositados neste ano, só serão vistos em 2040. “A ideia da Cápsula do tempo é importante pra que as futuras gerações, os futuros alunos, futuros professores, futuros funcionários saibam, conheçam a realidade dos dias atuais”, relata o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas.

No Campus Cedeteg, serão apresentados as festividades de 25 anos para toda a comunidade acadêmica. De 3 a 21 de agosto, a exposição fotográfica “Fauna e Flora do Campus Cedeteg”, estará disponível no hall de entrada do campus. De 25 de agosto a 4 de setembro a exposição de Telas e Artesanato produzidos por professores e funcionários do campus, e ficará a mostra no Hall de entrada, e entre os dias 08 a 18 de setembro a Exposição “Contos e Causos: relatos de Aposentados do Campus Cedeteg”, estará no Hall de entrada também. No dia 20 de setembro, haverá a corrida de aventura Unicentro 25 anos, no Campus Cedeteg.

Para o diretor do campus, Juliano Tadeu Vilela de Resende, esta confraternização reúne reitoria e os campi para festejar as bodas de prata da universidade. “A comemoração é conjunta, sendo reitoria e Unicentro como um todo, além de alguns departamentos, como por exemplo, o de Educação Física, que vai promover o passeio ciclístico, a corrida, a maratona. Então existe um envolvimento geral da nossa comunidade pra comemorar esses 25 anos”.

O diretor do campus de Irati, Edélcio Stroparo, apresenta a programação no campus de Irati.

Em Irati, a programação de aniversário da universidade será realizada no dia 22 de julho o lançamento do selo em comemoração aos 25 anos da Unicentro, no mesmo dia, será também o lançamento do Festival Universitário da Canção (Fuca), que terá as apresentações nos dias 7,8 e 9 de outubro. Também será produzido um jantar em comemoração aos 25 anos da Unicentro e homenagem aos servidores aposentados em 2014 e 2015. Este ano também terá a inauguração da galeria de ex-diretores do campus de Irati e lançamento do projeto Unicentro 25 anos “Memórias do percurso”. “É comemorar as lutas deste período todo, as vitórias, que obtivemos neste período. Foi uma caminhada bastante difícil durante este tempo e que neste período nós enfrentamos algumas lutas que foram de fundamental importância para a existência da própria instituição”, como explica diretor do campus de Irati, Edelcio José Stroparo.

Confira as fotos do lançamento da Cápsula do Tempo e da Programação dos 25 anos no Banco de Imagens da Unicentro.

Imagem 031 Imagem 006

Imagem 024 Imagem 013