Unicentro organiza Prêmio Amsop de Comunicação 2015

O convite foi feito pela Diretoria Executiva da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná.

Idealizado em 1987, o Prêmio Amsop de Comunicação chega, esse ano, a sua 21ª edição. Em 2015, assim como na edição anterior, realizada em 2013, a Unicentro foi convidada a organizar toda a premiação – do regulamento, com a proposição de novas categorias, à avaliação e à cerimônia de premiação. O secretário executivo da Amsop, José Kresteniuk, explica o porquê da escolha pela nossa universidade. “É uma entidade que está fora do sudoeste, então ela tem mais credibilidade no processo de julgamento, com o jornalismo tendo uma neutralidade”.

Principal organizadora do Prêmio Amsop desde 2013, a Unicentro já auxilia há mais tempo, como explica o organizador geral do Prêmio 2015 e professor do Departamento de Comunicação Social, Marcio Fernandes. “A Unicentro, desde 2007, participa regularmente. Em uma primeira fase, nos anos iniciais, com professores do Departamento de Comunicação Social e com técnicos – jornalistas e publicitários – da Coordenadoria de Comunicação atuando como jurados. Num segundo momento, a partir de 2011, a Unicentro passou a ser co-organizadora do prêmio. E a partir de 2013, organizadora-geral com a entidade em si”.

Nessa edição, a Amsop vai premiar campanhas publicitárias, iniciativas das empresas jornalísticas em comunicação cidadã, crônicas, fotografias jornalísticas, reportagens impressas, radiofônicas, televisivas e publicadas em portais de notícias. Uma novidade é o valor do prêmio, que aumentou. “Esse ano serão 42 mil reais em prêmios. A Amsop vinha trabalhando com uma faixa de 30, 32 mil”, exemplifica Marcio.

Podem concorrer ao Prêmio Amsop jornalistas e publicitários de todo o Paraná. Em algumas categorias também é permitida a participação de acadêmicos. A exigência é quanto ao temas dos trabalhos inscritos. Todos devem abordar aspectos relacionados ao sudoeste paranaense, que compreende 42 muninípios. Além das reportagens de temáticas livres, a Amsop também premiará as melhores que tratarem da Carta do Sudoeste 2014, temática especial desse ano.

O documento prevê ações de curto, médio e longo prazo que possam contribuir para o desenvolvimento da região. A escolha da temática pela Diretoria Executiva da Amsop, justifica Kresteniuk, é a possibilidade de que a comunidade fique por dentro das propostas e possa ajudar, principalmente, cobrando. “Nada melhor que a Carta do Sudoeste 2014 ser contemplada com matérias. Afinal, elas vão provocar uma discussão – uma vez que o documento já é uma proposta. Então, essas matérias jornalísticas serão uma forma de cobrança pela imprensa, e de encaminhamentos para que essas ações se tornem verdade”.

O lançamento do Prêmio está agendado para o próxima sexta-feira,  dia 17 de julho, mas o regulamento já estará disponível no site da Amsop nos próximos dias.