Unicentro conquista novo mestrado profissional
A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) obteve mais uma conquista na área da especialização. Na última semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou mais um programa de mestrado para a instituição, intitulado ProfNIT – Propriedade Intelectual e Transferência para Inovação. A proposta consiste em um mestrado em rede nacional que visa atender a qualificação de pessoal para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
O programa faz parte de uma rede nacional que tem como sede a Universidade Federal da Bahia, além de outros 12 polos distribuídos entre as regiões do Brasil. Dois desses polos são paranaenses: a Unicentro e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). De acordo com o supervisor local do mestrado, Paulo Rogério Pinto Rodrigues, o ProfNIT se destaca, principalmente, por gerar recursos humanos na área de inovação tecnológica, com interface em transferência de tecnologia, propriedade intelectual, marcas e patentes. Dessa forma, terá área de concentração em “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação” e linha de pesquisa em “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia em Núcleos de Inovação Tecnológica”.
A proposta de mestrado partiu do Fortec, o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia e, depois de muito tempo sendo discutida e amadurecida, foi encaminhada para a Capes e aprovada com conceito quatro. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcos Ventura Faria, destacou que o bom resultado na avaliação é resultado de todo o trabalho realizado pelas instituições participantes e mostra a excelência do mestrado.
O curso será anual e contará com aproximadamente 300 vagas por ano. A grade e o calendário a ser adotado deverão ser definidos nas próximas reuniões com as instituições envolvidas. A previsão é de que a primeira turma inicie já no próximo ano.
Com essa aprovação, a Unicentro chega ao 16º curso de mestrado. Marcos Ventura fez questão de destacar o crescimento vertical da instituição. “Buscamos oferecer os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento e essa conquista vem somar a esse processo de verticalização. Essa é uma área de conhecimento em que há uma necessidade de formação de recursos humanos. Dessa forma, a Unicentro se posiciona, juntamente com as outras participantes, como uma importante instituição na atuação de inovação tecnológica e transferência de tecnologia”, afirma.