
Conselho de reitores se reúne com ministro da Educação

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Representando o segmento das universidades estaduais e municipais, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, participou de uma audiência da diretoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Realizado no dia 2 de junho, em Brasília, o encontro teve como pauta principal a contribuição e o papel das universidades no cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação.
Entre outros temas, também foram tratadas as diretrizes para regulação dos cursos de pós-graduação lato sensu e a revisão da avaliação da educação superior. O Crub também entregou um documento ao ministro com propostas para a melhoria da educação básica.
Segundo o reitor da Unicentro, o encontro foi bastante produtivo e reflete a disposição das universidades e do Ministério da Educação (MEC) em trabalhar juntos. “Foi uma audiência muito mais de aproximação com o novo ministro, de colocar a disposição, de apresentar alguns pleitos específicos, no que diz respeito a questão de regulação do sistema de educação superior, e de colocar-se a disposição como ente forte de atuação em favor do Plano Nacional de Educação. Uma vez que as metas estão postas e as estratégias estão definidas em lei, que a gente possa contribuir nessa discussão e na execução do plano”, afirmou Aldo.
Mesmo sendo uma audiência inicial, ficou acertada a participação das universidades em grupos de discussão sobre a regulação e o processo de avaliação da Educação Superior, que estão acontecendo no âmbito do Ministério da Educação. “Hoje há uma demanda geral das universidades do conselho de reitores de que o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) precisa ser reformulado. O MEC vem discutindo essas reformulações e nós queremos participar ativamente desse processo de discussão, no sentido de contribuir para a construção de uma metodologia avaliativa que possa representar melhor a realidade da educação brasileira”, ressaltou Aldo.
Para o ministro, a avaliação tem um papel importante na melhoria da qualidade da educação superior brasileira. “O Brasil só avançou graças a avaliação”, disse. “A avaliação é um processo que precisa ser mudado constantemente; quando você tem a mesma avaliação por um tempo as pessoas começam a trabalhar apenas sobre a métrica da avaliação”, afirmou Janine Ribeiro.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.