Ambulatório de Feridas Crônicas da Unicentro recebe homenagem
Na última terça-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná comemorou o Dia Estadual de Controle da Hanseníase. Como parte da comemoração, foram homenageadas 12 pessoas e instituições que, de alguma forma, tiveram envolvimento com a causa. Entre os homenageados estava a equipe do Ambulatório de feridas Crônicas da Unicentro.
A coordenadora do ambulatório, Maria Regiane Trincaus, esteve em Curitiba para receber a homenagem e conta que desde que o ambulatório começou os atendimentos, recebe pacientes com feridas crônicas, que são sequelas da hanseníase. Além disso, a equipe realiza a capacitação de médicos e enfermeiros de todo Paraná para o tratamento de pessoas acometidas pelas sequelas da doença.
De acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde, a meta do Ministério da Saúde em relação à cura de novos casos de hanseníase é de 90%. O Paraná está superando esses índices com uma média de 93% de cura. No Ambulatório de Feridas Crônicas da Unicentro, os pacientes atendidos são aqueles que após o diagnóstico e tratamento da doença, ainda apresentam sequelas crônicas. Em Guarapuava, são três os ambulatórios credenciados para o atendimento dos pacientes acometidos pela hanseníase: o Municipal, o da Faculdade Guairacá e do Laboratório de Feridas Crônicas da Unicentro. Segundo a coordenadora do ambulatório da universidade, a maior parte dos pacientes de hanseníase da cidade é acompanhada pelo projeto da Unicentro. Para Maria Regiane, ter recebido essa homenagem significou ter o reconhecimento pelo trabalho realizado. “Foi extremamente gratificante receber essa homenagem no Dia do Combate e Conscientização da Hanseníase. É, realmente, um reconhecimento pelo trabalho e pelo que temos feito no ambulatório”, destaca.