Associação de docentes aposentados da Unicentro lança livro sobre memórias

Na última terça-feira, (31) foi realizado o lançamento do livro “Memórias, Itinerários, e leituras”, na sala de eventos da Unicentro. O livro é uma iniciativa da Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau) e conta com a participação de sete ex-professores da universidade, que durante muito tempo lecionaram nos cursos de História e Filosofia da nossa universidade. São eles: Ariel José Pires, Mail Marques, Gracita Gruber, Zilma Haick, Déa Ferreira, Dionísio Burak e Ruth Leonhardt.

A professora Ruth Rieth Leonhardt é a idealizadora e organizadora do livro. Segundo ela, a iniciativa faz os professores se sentirem mais ativos, contribuindo com a universidade mesmo já aposentados. “A partir da constatação de que os professores aposentados continuam produzindo, continuam escrevendo, percebemos que podemos publicar esses trabalhos e mostrar que, apesar de aposentados, nós temos ainda como contribuir com a universidade”, destaca a professora.

A finalização do livro aconteceu em outubro do ano passado. Este ano ele está sendo lançado pela editora da Unicentro e é uma demonstração de que a produção do conhecimento não termina quando a carreira docente se encerra. “Quando a associação reúne pesquisadores de renome e lança um livro, mostra todo um trabalho, toda a importância daquilo que os pesquisadores fizeram ao longo da vida”, explica o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza.

Esta é a primeira publicação feita por ex-docentes. A ideia é que a iniciativa tenha continuidade, sempre valorizando os aposentados. Para o professor Ariel José Pires, que escreveu um capítulo para o livro, contribuir com a universidade, podendo passar mais uma vez seu conhecimento, é muito gratificante. “Dá um sentimento muito bom, de pertencimento, mesmo que agora aposentado, sinto que pertenço a essa história”, declara.