Lançamento do Prêmio Franz Jaster de Comunicação movimenta imprensa da região

Na última terça feira (23), foi realizado o lançamento do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, na sede da Cooperativa Agrária. A premiação, que está na segunda edição, é organizada pela Agrária em parceria com a Unicentro, através da Coordenadoria de Comunicação Social da universidade, e faz referência ao primeiro pesquisador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa).

O prêmio destaca os trabalhos jornalísticos que abordam a temática central do WinterShow, que é um evento realizado pela Agrária e aborda a tecnologia de toda a cadeia produtiva de cereais de inverno da pesquisa de agroindustrialização, que este ano será entre os dias 14 a 16 de outubro.

Segundo o presidente da Agrária, Jorge Karl, o prêmio foi criado para melhorar a divulgação e reconhecer o profissionalismo dos veículos de comunicação. “O prêmio Franz Jaster foi criado com o intuito de divulgar com mais intensidade e maior profissionalismo os trabalhos de pesquisa que vem sendo feitos na Fapa e na Agrária”.

Karl afirma que através do WinterShow os meios de comunicação divulgarão os resultados das pesquisas, e isso requer uma dedicação a mais dos profissionais da área da comunicação. “O WinterShow divulga os resultados das pesquisas que são bem complexas. Então, isso requer desses profissionais um conhecimento e uma dedicação maior, e não apenas uma superficialidade na divulgação desse evento, e isso nós percebemos já na primeira edição, e com certeza isso vai melhorando a cada ano”, completa o presidente.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a parceria entre a universidade e Agrária é muito importante para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos da Unicentro e da imprensa de modo geral. “Olhando a partir da perspectiva da Unicentro, é importante porque o trabalho na cobertura jornalística de um evento como o WinterShow possibilita o aprimoramento da formação dos nossos estudantes, dos nossos docentes e da equipe de comunicação da universidade na cobertura de um evento de pesquisa agrícola e agropecuária”.

Para a diretora de imprensa da Unicentro e coordenadora do prêmio Franz Jaster de Comunicação, Ariane Pereira, esse reconhecimento da imprensa da região faz dos meios de comunicação ainda mais fortes na divulgação do que a região produz com qualidade. “O objetivo do prêmio Franz Jaster é reconhecer o trabalho da imprensa de Guarapuava, da região e mesmo do Brasil em relação a um grande evento de Guarapuava. Um evento que torna a cidade mais conhecida porque é o maior do Brasil na área, o WinterShow, que trás a qualidade das pesquisas da Agrária e da Fapa na questão do cereais de inverno para agricultores de várias regiões do Paraná”.

Na edição deste ano, o Prêmio Franz Jaster de comunicação terá quatro categorias. “As categorias foram mantidas as mesmas do ano passado, que são: fotojornalismo, jornalismo impresso e de web, jornalismo televisivo e rádiojornalismo”, completa Ariane.

Todos os veículos participantes receberão um certificado de participação. Além do certificado, os 3° colocados de cada categoria ficarão com o prêmio de R$ 500. Os 2°lugares receberão o prêmio de R$ 1.000 e os 1° colocados ficam com o prêmio de R$ 2.000, além do troféu. Para mais informações, o site é do Prêmio Franz Jaster.