
7° Salão de Extensão e Cultura visa debater formação social e integrar acadêmicos
O 7° Salão de Extensão e Cultura da Unicentro, que neste ano vem com o tema “Conhecimento e Transformação Social”, teve início na tarde desta terça-feira (23), no Campus Cedeteg, e segue até quinta(25). O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e conta com a parceria das prefeituras municipais de Guarapuava e Irati.
De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Marquiana de Freitas Vilas Boas, o objetivo do evento é discutir o papel da universidade na formação social, além da integração entre acadêmicos e professores extensionistas. “Nossa ideia é provocar a reflexão sobre o papel da universidade na construção de estratégias que estimulem políticas públicas na sociedade”, conta.
A abertura das atividades contou com uma palestra sobre diversidade étnico-racial, ministrada por Ângela Maria de Souza, professora da Unila, que deu início a agenda programada em alusão ao Dia da Consciência Negra. Além disso, aconteceu também a 5ª Edição do Encontro de Extensionistas da Unicentro, com o objetivo de discutir o papel da extensão universitária na formação acadêmica, além da troca de orientações entre professores e alunos.
A programação do 7° Salão de Extensão e Cultura da Unicentro conta com mesas redondas, grupos de estudo, oficinas, minicursos, e publicação de trabalhos pela comunidade acadêmica. Além disso, a programação irá levar aos alunos do Colégio Municipal Manoel Ribas oficinas voltadas para as áreas de meio ambiente, direitos humanos e tecnologia. O evento acontecerá também nos campi avançados de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.