Unicentro será sede de evento estadual de iniciação tecnológica e inovação

A Unicentro realizará no final de outubro o 4º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti). O evento, organizado anualmente pelas instituições de ensino superior do Paraná, será sediado no campus Cedeteg durante os dias 30 e 31 de outubro de 2014.

As inscrições para quem deseja apresentar seus trabalhos e ideias no evento seguem até o dia 14 de agosto pelo site do Eaiti 2014. No ato da inscrição, o participante deve anexar um resumo para apresentação.

O tema do evento nessa edição é “Inovação para a Sustentabilidade”. A escolha da temática se deu devida a preocupação em conscientizar os estudantes que devem querer inovar, mas sem negligenciar a sustentabilidade. O diretor de pesquisa da Unicentro, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, acredita que a inovação e a sustentabilidade não devem ser tratadas como algo separado. “O intuito é unir essas duas discussões para que caminhem juntas no processo de inovação. Afinal, porque não inovar para sustentar?”, propõe o diretor.

Esse ano, o Eaiti tem um diferencial. Pela primeira vez não acontecerá vinculado ao Encontro Nacional de Iniciação Científica (Eaic), como em casos anteriores. No ano passado foi feita uma reunião com as demais universidades do estado e a própria Unicentro propôs a ideia de desmembrar os dois eventos. A iniciativa surgiu do desejo de tornar o evento mais especializado e com uma organização melhor. De acordo com Ricardo, o diferencial de agora é quanto à forma de apresentação dos trabalhos e avaliação. “Além disso, haverão também palestras específicas sobre inovação e tecnologia e um curso sobre propriedade intelectual que os alunos poderão participar”, explica.

O encontro tem o objetivo de promover o diálogo entre pesquisadores e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Esse programa contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, possibilitando a inovação.