Reitor da Unicentro toma posse como vice-presidente da Abruem

No centro, Adélia e Aldo ladeando o atual presidente da Abruem, Carlos Fernando Calado.

No centro, Adélia e Aldo ladeando o atual presidente da Abruem, Carlos Fernando Calado, no Fórum da Abruem, em maio.

Os novos presidente e vice da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) tomam posse nessa quarta-feira (13), às 11h, em Brasília. Para o biênio 2014/2016 foram eleitos, respectivamente, Adélia Maria Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A eleição de Adélia e Aldo ocorreu por aclamação, no dia 8 de maio, durante 0 54º Fórum Nacional dos Reitores da Abruem, realizado em Campos do Jordão, São Paulo. Os reitores foram eleitos com o compromisso de “dar continuidade a tudo o que já vinha sendo feito e fazer avançar ainda mais o processo de valorização da Abruem e das instituições filiadas”, como explicou o reitor da Unicentro.

As propostas para a gestão são: maior inserção da Abruem na pauta dos debates sobre a educação superior no país; a conquista do financiamento do governo federal às filiadas da Abruem como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.