Programa de Certificação de Orgânicos contempla mais um produtor

Programa de Certificação de Orgânicos contempla mais um produtor

Desde o início do programa até agora, oito produtores já receberam o certificado.

Desde o início do programa até agora, oito produtores já receberam o certificado.

O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos- Núcleo de Guarapuava entregou, no início desta semana, mais um selo de certificação. Desta vez, o selo foi destinado a uma família de produtores da região de Prudentópolis.

O programa é fruto de uma parceria entre as universidades estaduais do Paraná, a Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e a Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e ensino Superior), que iniciou há quatro anos e tem como objetivo certificar, como orgânica, a produção de pequenos agricultores da região de Guarapuava.

De acordo com o coordenador do programa, Jackson Kawakami, são necessários alguns requisitos para que os agricultores obtenham a certificação. “Primeiro, o produtor precisa comprovar que sua produção é livre de produtos que não sejam permitidos, como agrotóxicos ou produtos transgênicos. Depois, é necessário que sua propriedade esteja em conformidade com as leis ambientais, respeitando as áreas de preservação permanente, por exemplo. Por fim, se o produtor tem algum empregado em sua propriedade, deve estar em conformidade com as leis trabalhistas”, explica.

Desde o início do programa até agora, oito produtores já receberam o certificado e, ainda neste mês de julho, outras quinze propriedades serão visitadas. “Nós temos mais produtores que vão ser visitados e auditados no próximo semestre, então a nossa expectativa é que tenhamos uma quantidade significativa de produtores certificados”, ressalta Jackson.

Os agricultores que tiverem interesse em obter a certificação de produção orgânica devem entrar em contato com a equipe do programa para agendar uma visita em sua propriedade. “Nós agendamos uma visita a esses produtores e verificamos se ele tem ou não aptidão para obter a certificação. Vencida esta etapa, é feito todo um preparo do produtor para, então, receber especialistas que fazem auditoria. Se estiver tudo certo, o produtor recebe o selo de certificação”, ressalta.

Toda a orientação técnica destinada ao produtor é feita gratuitamente. Para agendar uma visita ou obter mais informações, o telefone é (42) 3629-8352.

Deixe um comentário