Comitê Gestor do auxílio-alimentação aprova continuidade do programa

Logomarcas da Unicentro na fachada do Campus Santa Cruz.

Após avaliarem os benefícios do programa ficou decidido pela sua continuidade.

Os membros do Comitê Gestor do Programa de Auxílio-Alimentação da Unicentro se reuniram na manhã da última segunda-feira (23), no campus de Irati, para debater a continuidade do repasse do subsídio no segundo semestre. Após avaliarem os benefícios do programa e diante da manifestação positiva dos membros do comitê, ficou decidido pela sua continuidade.

Durante a reunião, o presidente da comissão e vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, ponderou que, enquanto se negocia junto ao Governo do Estado a implantação de restaurantes universitários estatizados, nos três campi da universidade, a única alternativa possível é o auxílio-alimentação. “No entendimento da reitoria, a não continuidade do subsídio é um retrocesso. É abrirmos mão de uma conquista”, afirmou.

O representante indicado pelo Diretório Central do Estudantes (DCE) de Irati, Ariel Gavlak, solicitou o adiamento em uma semana no lançamento do edital, para avaliarem a sugestão de alteração do valor individual do vale de R$ 3,00 para R$ 2,00, abrindo a possibilidade de atender maior número de alunos com os recursos disponibilizados. “Quando surgiu a possibilidade de alterações, na forma como o auxílio-alimentação é distribuído, decidimos pedir a suspensão da reunião para consultar os estudantes sobre qual opção seria melhor para a coletividade e tentar fornecer o recurso da forma mais adequada possível à realidade dos alunos da Unicentro”, esclareceu.

Já o diretor do campus de Irati, Edélcio José Stroparo, reiterou que o subsídio é o caminho que a universidade dispõe para poder auxiliar os estudantes nesse momento. “É uma medida provisória até que tenhamos um RU. Vamos trabalhar junto aos acadêmicos por entendermos que o processo pode ser melhorado e esse é também o papel do comitê”, observou.

Para o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Juraci Fanfa Ribas, até que se tenha uma solução melhor para os estudantes, a manutenção do subsídio se faz necessária. “No momento, o auxílio-alimentação que estamos executando é a melhor forma de apoio aos estudantes. Sabemos da necessidade e do desejo dos alunos em ter um RU estatizado, porém, isso é uma luta que teremos que enfrentar juntos, pois é o desejo da direção da Unicentro também”, declarou.

O entendimento do diretor do campus Cedeteg, Juliano Tadeu de Vilela Resende, é o mesmo dos demais representantes da Unicentro. “O auxílio-alimentação é importante até que, em médio prazo, se tenha o RU estatizado. Mas enquanto não existe disponibilidade por parte do governo e recursos institucionais para o RU, o auxílio-alimentação é o paliativo que atende aos alunos que necessitam”, avaliou.

Ao final da reunião, o vice-reitor destacou que lamenta a ausência dos acadêmicos representantes dos alunos dos campi Santa Cruz e Cedeteg. “A participação deles é essencial para ajudar a debater os melhores caminhos para a evolução da assistência estudantil, no quesito de auxílio-alimentação, enquanto não se implantam os RUs”, concluiu.

A ausência de representantes dos alunos dos campi Santa Cruz e Cedeteg deve-se ao fato de que o DCE de Guarapuava não indicou representantes para o Comitê Gestor, considerando que é contra o auxílio-alimentação. A próxima reunião do Comitê Gestor do Programa de Auxílio-Alimentação da Unicentro ficou agendada para a próxima segunda-feira, dia 30, em Guarapuava.