Programa de certificação de produtos orgânicos recebe visita de auditores
Produtores rurais de Guarapuava e região, que participam do Programa de Certificação de Produtos Orgânicos da Unicentro, receberam em suas propriedades a visita dos auditores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), um dos órgãos registrados no Ministério da Agricultura responsável pela emissão do selo que atesta como orgânica a produção.
Junto aos membros do Tecpar, auditores do programa de certificação do núcleo de Marechal Cândido Rondon acompanharam a visita e avaliaram as condições atuais das propriedades que estão em vias de receber o selo de comprovação orgânica.
O processo de aprovação inicia com a equipe da Unicentro visitando a propriedade. No local são averiguadas as condições do solo, água, área a ser utilizada e mão de obra. Caso o produtor possua perfil para produção orgânica, ele é capacitado por meio de orientações técnicas realizada pelos profissionais do projeto. Por fim, são realizadas orientações sobre como adequar a propriedade e a produção à legislação da produção orgânica vigente.
Agora, cabe aos auditores verificar se todo esse processo foi seguido e atestar se a propriedade e os produtos se adequam ao que consta na legislação de produção orgânica. Segundo o bolsista do projeto na Unicentro, Thyron Cristovão Korobinski, a expectativa é que em um mês o Tecpar anuncie os produtores que estão em conformidade com as exigências do programa e que receberão a certificação.
Para conseguir o selo de produto orgânico é necessário seguir normas que regulamentam a prática e, para tanto, deve haver um controle rigoroso de todo o processo. Só assim os produtores poderão comercializar toda a sua produção orgânica junto ao mercado consumidor nacional e internacional.
Foram visitados os seguintes produtores: Altino Soares Nizer, de Guarapuava; Basílio Lis, de Prudentópolis; Benone Weber Fiúza e Robson Fernando Mendes, do município de Turvo; José Cristovão Lucasievicz, de Pitanga e Fretholl Baumann, Reinaldo Kesseling e Henrique Kesseling, de Porto Vitória.