Após a conquista, equipe vencedora do Prêmio Santander 2013 projeta novas ações

A projeto consiste na transferência de tecnologia da produção de cogumelos, além da oferta de cursos de boas práticas de fabricação e gestão para pequenos produtores.

O projeto consiste na transferência de tecnologia da produção de cogumelos, além da oferta de cursos de práticas de fabricação e gestão aos produtores.

A equipe da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), formada pelos professores David Chacón, Durinézio José Almeida, Osmar Roberto Dalla Santa e Emmanuel Sanchez, e pelas acadêmicas Vanessa Sovrani, Nayara Szumilo e Suelem Samara Werner, coordenados pela professora Herta Dal Santa, do Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicentro foi premiada no último dia 19 de novembro, em São Paulo (SP), na categoria Universidade Solidária, do Prêmio Santander 2013.

Com o projeto “Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais como diversificação da geração de renda de agricultores familiares da cooperativa de produtos agroecológicos, florestais e artesanais de turvo – Coopaflora”, a proposta premiada consiste na transferência de tecnologia da produção de cogumelos, além da oferta de cursos de boas práticas de fabricação, de gestão e de informática com o objetivo de capacitar os pequenos produtores rurais e os dirigentes da cooperativa, possibilitando aos produtores familiares uma nova forma de gerar rentabilidade.

Após o recebimento do título, da premiação em dinheiro (R$ 100 mil) e dos troféus para a equipe e para a instituição, o projeto entra em uma nova fase de ações e atividades. De acordo com a coordenadora, a partir de agora o trabalho será voltado para a implantação do projeto, visando atender os objetivos iniciais. “Inicialmente será feita a escolha dos alunos e treinamento deles para suas respectivas funções. Em seguida, serão realizadas reuniões e capacitação dos produtores para produção dos cogumelos e acompanhamento das suas ações com assessoria técnica constante. Para os dirigentes da cooperativa envolvida serão ofertados cursos de gestão, informática e boas práticas a fim de viabilizar o comércio dos cogumelos e também melhorar as atuais atividades que esta cooperativa executa em relação ao comércio das plantas medicinais”, afirmou.

As atividades, que serão realizadas no município de Turvo, inicialmente devem beneficiar um grupo restrito de trabalhadores, mas Herta ressalta que este número deve ser alterado no decorrer das ações. “O projeto será ofertado aos cooperados da Coopaflora, porém, a produção de cogumelos é uma atividade que requer cuidados especiais em algumas etapas, especialmente no início do processo. Deste modo, inicialmente o foco é para até 20 cooperados, sendo que este número poderá aumentar à medida que os primeiros participantes estiverem autônomos na produção e o produto tiver mercado certo”, declarou.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, recebe o troféu do Prêmio Santander, na categoria Universidade Solidária, em São Paulo (SP).

Quanto à proposta da organização do evento, que consiste em contemplar projetos sociais de desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda, a docente da Unicentro afirmou que o projeto defendido por eles encaixou perfeitamente no tema e destacou, ainda, um diferencial em sua proposta.

“A possibilidade da geração de nova fonte de renda para os agricultores por meio do cultivo dos cogumelos, mas principalmente, a possibilidade de auxílio à Coopaflora na sua estruturação administrativa, pela aplicação dos conhecimentos e ferramentas em relação a gestão que os diversos profissionais da universidade possuem e que se repassados e aplicados alavancarão a autonomia de gestão na cooperativa”, ponderou.

Finalizando, a coordenadora declarou a importância da realização de eventos como o Prêmio Santander e a alegria pela conquista. “É uma iniciativa muito importante, pois possibilita a visibilidade e reconhecimento do trabalho de vários pesquisadores brasileiros, além da atuação em trabalhos de extensão nas comunidades carentes. Para nós, este prêmio foi o reconhecimento do trabalho sério da nossa equipe e grupo de pesquisa de biotecnologia, com ênfase na linha de bioprocessos de cogumelos, além de dar visibilidade à nossa instituição”, concluiu Herta.