
Professora da Unicentro recebe título de Cidadã Honorária
Na quinta feira, 5 de dezembro, o plenário da Câmara de Vereadores de Guarapuava será palco de Sessão Solene para a entrega de títulos honoríficos. O evento oficializará a homenagem a 15 eleitos cidadãos Honorários e Beneméritos dos últimos três anos.
Entre os homenageados está a professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Departamento de Geografia e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A homenagem foi proposta em 2012, por Eva Schran de Lima, que na época era vereadora.
De acordo com o vereador Edony Kluber (PSD),presidente do Legislativo, tal iniciativa visa contemplar aqueles que contribuíram, de diversas formas, com o município. “Esta oficialização torna-se relevante, como uma forma de ressaltarmos os respectivos trabalhos em Guarapuava. Cada escolha foi efetuada por merecimento e acatada pelos vereadores das últimas legislaturas. Será uma bela festa e todos estão convidados a participar”, ressaltou Kluber.
HOMENAGEADOS – Além da professora Marquiana, que receberá o título de Cidadã Honorária, outras 14 pessoas serão homenageadas.
|
Títulos Beneméritos – João Alberto Farah – Proposto pelo ex-vereador Gilson Amaral, em 2012. – Sebastião Meira Martins – Proposto pela vereadora Maria José Mandu, em 2012. – João Pedro Machado – Proposto pelo vereador João Carlos “Napoleão”, em 2013.
|
|
Títulos Honorários – Gleisi Hoffmann – Proposto pela vereadora Maria José Mandu, em 2011. – Belkiss Gonzaga Dalla Vechia (in memorian) – Proposto pelo ex-vereador Gilson Amaral, em 2011. – Renato Küster (in memorian) – Proposto pelo ex-vereador Gilson Amaral, em 2012. – Luiz Henrique Borgo – Proposto pelo vereador João Carlos “Napoleão”, em 2012. – Marquiana de Freitas Vilas Boas – Proposto pela ex-vereadora Eva Schran de Lima, em 2012. – Adilson Luiz Correa dos Santos – Proposto pela vereadora Maria José Mandu, em 2012. – Aldovino Alves de Faria – Proposto pelo vereador Elcio Melhem, em 2013. – Silvio Antonio Fráguas – Proposto pelo vereador José Valdir Kukelcik, em 2013. – Cristiano Moskaleski Cubas de Lima – Proposto pelos vereadores Neto Rauen e Celso Costa, em 2013. – Edson Carlos Crema – Proposto pelo vereador Edony Kluber, em 2013. – Jair Kultz – Proposto pelo vereador Edony Kluber, em 2013. – Adilson Batista Mores – Proposto pelo vereador Airson Horst, em 2013.
|
CRITÉRIOS – O Regimento Interno da Casa especifica os critérios para a concessão de Títulos Honoríficos. Como consta no Artigo 98, o vereador pode apresentar até dois projetos, por ano, visando realçar a virtude, o talento, a coragem, as boas ações ou as qualidades de alguém, seguindo a premissa de homenagear pessoas idôneas e de conduta ilibada, podendo ser um Projeto de concessão de Cidadão Honorário e outro de Cidadão Benemérito.
Para isso, os escolhidos devem preencher, ao menos, três dos seguintes requisitos: se destacado em suas atividades, no sentido de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural e concorrido para o desenvolvimento de Guarapuava; apresentar contribuição para o desenvolvimento de ciências, letras, artes, cultura, esportes ou profissional, indistintamente, tornando-se a si e a Guarapuava uma referência; tenha fixado residência de, no mínimo, cinco anos em Guarapuava; tenha prestado serviços relevantes por, no mínimo, três anos, na área da filantropia ou em favor de obras sociais; tenha participado de entidade de classe, sem remuneração, por no mínimo três anos em Guarapuava; apresente notório conhecimento e saber na área de atuação; ou possua publicações de abrangência municipal, estadual, nacional ou internacional em periódicos, jornais, revistas ou outros meios de comunicação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Guarapuava.
