Governo inicia curso de gestão pública voltado à assistência social
O Governo do Paraná deu início, na tarde desta quinta-feira (28), ao curso de especialização em Gestão Pública, que qualificará 560 servidores públicos estaduais e 205 residentes técnicos da área de assistência social.
O curso tem o envolvimento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com a participação das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
Participam também a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), por meio da Escola de Governo e a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds).
A especialização em Gestão Pública com ênfase em Sistema Único da Assistência Social está associada ao Programa de Residência Técnica. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes a proposta de desenvolver o Programa de Residência Técnica na área de assistência social tem como objetivo proporcionar aos profissionais um conhecimento especializado que valoriza a vida cidadã associada ao trabalho. “ Trata-se de mais um programa inovador que vai contribuir com a formação de pessoal para a assistência social no estado do Paraná. Queremos ofertar capacitação profissional e cidadã de forma integrada às instituições de interesse público. Desta forma estamos ampliando a inserção social da universidade pública”, ressaltou o secretário.
Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o programa de Residência Técnica “é inovador e retrata o respeito que o governador Beto Richa tem com os funcionários públicos”. “Esperamos que com esta formação possamos oferecer a todos vocês um conteúdo de aprendizado satisfatório e que contribua significativamente para a melhoria na qualidade dos serviços, bem como para o desenvolvimento das políticas sociais no Estado”, disse.
“Com o início desse curso, damos mais um passo para integrar a rede estadual de ensino superior como partícipe fundamental nas respostas a uma das demandas estratégicas da administração estadual, que é qualificar os seus quadros públicos para atuar com mais eficiência”, destacou a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara. Os servidores não têm qualquer ônus para participar do curso.
Durante o programa de Residência Técnica profissionais das áreas de serviço social, psicologia, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia, jornalismo, publicidade e propaganda, secretariado, engenharia da computação (tecnologia da informação ou ciência da computação) desenvolverão uma carga horária de 30 horas semanais de atividades ligadas a sua área de formação em um setor da administração do Estado.
Pelo formato a distância, o curso é transmitido, além de Curitiba, para as universidades estaduais de Guarapuava (Unicentro), Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG). “Nós trazemos nossa competência, aquilo que sabemos fazer e que aplicamos em nossas instituições”, salientou o reitor da UEPG, Carlos Luciano Santana Vargas.
Para o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho as universidades têm um compromisso com a valorização e formação do cidadão e a partir do processo de cooperativismo e empreendedorismo podem contribuir na elaboração e execução de políticas públicas para o estado do Paraná. “ O conhecimento produzido nas universidades contribui para o aprimoramento da qualidade da gestão pública valorizando a sociedade paranaense”, disse o reitor.
A aula inaugural foi proferida pelo médico pediatra, mestre em saúde coletiva e especialista em planejamento e gestão estratégica do conhecimento, Carlos Homero Giacomini que abordou o tema “Gestão Pública para resultado e fortalecimento do Estado democrático”.
Também participaram da aula inaugural a professora do Departamento de Serviço Social Vera Lúcia Soguihiro, representando a reitoria da UEL; os reitores da UEM, Júlio Santiago Prates Filho; e da Unicentro, Aldo Nelson Bona.