UAB/Unicentro participa de encontro nacional de polos da educação a distância

O evento reuniu coordenadores de Polo e UAB (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

O evento reuniu coordenadores de Polo e UAB (Foto: Edson Morais – CCS/Capes).

Nos dias 18 e 19 de novembro, a sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebeu o Encontro Nacional de Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O evento foi uma síntese dos encontros regionais realizados durante o ano de 2013. Destes, foram selecionados cinco mantenedores e cinco coordenadores de polo de cada encontro regional para participar do evento nacional. Segundo a coordenadora geral da UAB/Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, que esteve presente no evento, nele foram tratadas propostas regionais que estão sintetizadas basicamente nas estruturas dos cursos, como a maneira que o polo pode articulá-los em diferentes universidades e a questão de demanda de cursos dependendo de cada região.

O encontro foi marcado pela apresentação do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB, uma entidade criada para a formulação de diretrizes, definição de critérios técnicos e pedagógicos, parâmetros e demais ações no âmbito do Sistema UAB. Na semana do evento, o Fórum lançou o Guia do Coordenador UAB, disponibilizado no ambiente de trabalho online da Universidade Aberta do Brasil, restrito aos seus colaboradores.

Também foi discutida e aprovada a realização de uma eleição nacional para coordenadores de polos. Em 2014, um processo seletivo, para o mandato de quatro anos, dessa função já entrará em vigor. Outro tema colocado em pauta foi o sistema de avaliação de polos. No início dessa avaliação, o Brasil contava com cerca de 60 polos em condições excelentes de funcionamento, e hoje, depois de dois anos de monitoramento, a Capes agora avalia 430 deles com essa classificação.

A coordenadora da UAB/Unicentro acredita que os desafios futuros depois do encontro estão relacionados ao fomento para inovação em tecnologia. De acordo com a professora Maria Aparecida, a Capes está disponibilizando novos equipamentos para os polos que recentemente foram considerados aptos. “A partir de agora vamos para uma segunda fase do processo de monitoramento, em que a meta é ampliar mais as ações desses polos e buscar condições financeiras para que tenham mobilidade para crescer”, conta.

Outra novidade é um mecanismo desenvolvido que permite a transmissão de webconferências de polo para polo. Anteriormente apenas era possível a transmissão das universidades para os polos.

A discussão de pesquisas e estudos foi alvo do encontro também. No âmbito da educação a distância existe um grupo de estudos com o foco de tecnologia que pretende atentar em 2014 para a tecnologia assistida, que visa desenvolver métodos de como transformar os cursos e materiais da UAB para que sejam acessíveis a pessoas com necessidades especiais.

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de visitar uma exposição com 22 pôsteres de melhores práticas de polos. Outra ferramenta apresentada foi a TV Capes, uma webtv em processo de experimentação, que apresenta notícias da Capes, da UAB, além de permitir a veiculação de vídeo-aulas.

Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil é integrado por universidades públicas e oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância.