Agrária e Unicentro divulgam vencedores do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2013

Cinco veículos de comunicação de Guarapuava foram premiados durante a cerimônia.

Os vencedores do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2013 foram conhecidos na noite da última quarta-feira, 20. Cinco veículos de comunicação de Guarapuava foram premiados durante a cerimônia, realizado no foyer do Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios. Desenvolvido em parceria entre a Cooperativa Agrária e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), o prêmio reconheceu matérias sobre o WinterShow 2013, principal evento relativo a cereais de inverno do Brasil.

Na presença de Marietta Jaster, esposa do ex-pesquisador da Agrária homenageado postumamente pelo prêmio, a cerimônia apresentou o resultado do concurso, que contou com 17 trabalhos inscritos (confira os vencedores abaixo). A categoria fotografia premiou o jornalista Manoel Godoy, da Revista do Produtor Rural.

“Queria parabenizar a Cooperativa pela escolha do nome do Franz Jaster. Tive a felicidade de conhecê-lo pessoalmente, fiz entrevistas com ele e, sem nenhum exagero, o Franz Jaster é uma unanimidade entre os pesquisadores da FAPA, os quais são de altíssimo nível, não só em termos de Agrária, mas de Brasil. Foi um pesquisador extremamente engajado e competente”, enalteceu Godoy.

Na categoria de jornalismo impresso e online, a primeira colocação foi divida entre duas matérias: “WinterShow – pesquisas que geram alto nível de produtividade”, de autoria de Camila Coelho e Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava; e “WinterShow nota 10!”, dos jornalistas Luciana Queiroga, Manoel Godoy e Helena Krüger, da Revista do Produtor Rural. De acordo com a editora-chefe da Revista do Produtor Rural, Luciana de Queiroga Bren, a premiação é um reconhecimento ao trabalho jornalístico local.

“O prêmio estimulou a elaboração de uma matéria mais completa. Dividimos a cobertura entre três jornalistas e o resultado ficou interessante. É o primeiro prêmio da Revista do Produtor Rural, o que nos deixa muito felizes”, enfatizou Luciana. “Realizar a cobertura de um grande evento como o WinterShow, para mim, como jornalista, foi, acima de tudo, um grande aprendizado”, acrescentou a jornalista Helena Krüger.

O fato de a premiação partir de uma iniciativa de Guarapuava foi destacado pela diretora da Revista Visual, Elizabeth Machado. “É enriquecedor para quem realiza o prêmio e para quem participa. Desenvolvemos a matéria em conjunto com as jornalistas Camila Coelho e Estela Leal e decidimos realizar algo diferente. O pessoal gostou muito”, frisou Elizabeth.

A matéria “WinterShow 2013”, com reportagem de Douglas Belan e imagens de Adriano Leite, do programa Visual na TV, conquistou o prêmio na categoria de material televisivo. “Resolvemos realizar uma matéria mais aprofundada e me senti incentivado a estudar e me aprimorar sobre o tema, para que conseguisse passar as informações de forma clara, sem deixar de atender o público mais técnico”, observou Belan. “Tentamos também trazer informações sobre a grandiosidade do WinterShow, que atinge o país inteiro”. A categoria radiojornalismo não teve concorrentes.

O diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, enalteceu a primeira edição do Prêmio Franz Jaster, bem como o trabalho da imprensa. “A ideia foi muito feliz por destacar os trabalhos de pesquisa realizados há muitos anos pela FAPA e também por destacar o WinterShow, que é referência no Brasil”, frisou. Realizado em parceria com a Unicentro, o prêmio contou com o engajamento dos departamentos de Comunicação Social e Agronomia, tanto no julgamento dos trabalhos quanto na organização dos eventos de lançamento e premiação. “Quero parabenizar os veículos de imprensa pela participação e pelos materiais enviados. E agradecer à Agrária pela possibilidade de realizar esse trabalho e estreitar cada vez mais essa parceria”, destacou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

A parceria também gerou uma pesquisa de satisfação sobre o WinterShow 2013 desenvolvida pelo departamento de Matemática da universidade, entregue durante a cerimônia pela professora Sonia Kurchaidt ao diretor Jorge Karl.

Homenagem

A premiação contou também com homenagem in memorian a Franz Jaster, recebida pela esposa, Marietta Jaster. Ao longo de mais de duas décadas, o ex-pesquisador da Agrária desenvolveu diversos trabalhos de relevância, por meio da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). Um dos principais incentivadores da introdução do plantio direto, Franz Jaster iniciou seu trabalho na cooperativa em 1977 e, mesmo após sua aposentadoria, continuou a investir seu conhecimento em prol da pesquisa.

“Gostaria de agradecer profundamente por esta homenagem ao meu falecido marido. Sei que ele dedicou muitos anos de vida à pesquisa – era o que adorava fazer. E teve a sorte de poder fazer tudo o que sonhou”, afirmou Marietta Jaster, em discurso emocionado após a entrega da placa de homenagem.

Confira os vencedores do Prêmio Franz Jaster 2013:

Categoria Fotografia:

1º – Manoel Godoy (Revista do Produtor Rural do Paraná)

2º – Helena Krüger (Revista do Produtor Rural do Paraná)

3º – Caio Budel (Rede Sul de Notícias)

Categoria impresso ou online

1º – “WinterShow Nota 10”, por Luciana de Queiroga Bren, Helena Krüger e Manoel Godoy (Revista do Produtor Rural do Paraná)

1º – “Wintershow – pesquisas que geram alto nível de produtividade”, por Camila Coelho, Elizabeth Machado e Estela Leal (Revista Visual Guarapuava).

2º- “Malte Agrária: a excelência do campo ao copo”, por Rogério Thomaz (Rede Sul de Notícias).

3º – “Investimento em pesquisa resulta em qualidade e altas produtividades na safra de inverno”, por Harald Essert (Diário de Guarapuava)

Categoria Material Televisivo:

1º – “Wintershow 2013”, por Douglas Belan e Adriano Leite (Visual na TV).