
Parque Tecnológico de Itaipu recebe segunda edição da FICiências

O evento, que ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, irá reunir estudantes brasileiros, paraguaios e argentinos.
Nesta semana, Foz do Iguaçu será palco de mais uma edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICiências). O evento, que ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, irá reunir estudantes brasileiros, paraguaios e argentinos do ensino fundamental, médio, médio técnico profissionalizante e EJA, tanto da rede pública quanto particular.
Com uma grande exposição de inovações e soluções tecnológicas propostas por acadêmicos, o evento vai dispor ao público visitante 142 trabalhos ligados a ciências, engenharias, tecnologias, empreendedorismo e educação.
De acordo com o organizador Fabiano Pavoni Nogueira, a Ficiências é uma oportunidade para unir estudantes dos três países, despertando o gosto pelas ciências e incentivando o desenvolvimento na área. “A ideia é proporcionar a interação entre alunos e professores, a troca de experiências entre eles e estimular o desenvolvimento científico”, destacou. Com uma expectativa de público de 4 mil pessoas, o evento deve receber caravanas e voluntários que se envolverão, movimentando e organizando as atividades.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste participará ativamente da feira, com três representantes da instituição (Ricardo Miyahara, Adriano Machado e Sandro Aparecido dos Santos) e duas finalistas com projetos de Iniciação Científica Junior.
O primeiro deles é da estudante do 8º ano do Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco, Erika Fernanda Queiroz. Intitulado “A arte de ensinar Ciências utilizando-se instrumentos musicais alternativos”, o projeto é orientado pela professora Tania Toyomi Tominaga e por Catharine Stimer, bolsista do Pibid/Física.
O outro projeto selecionado é o “Disposição ecologicamente correta de resíduos sólidos industriais em cerâmica vermelha”, de autoria de Patrícia Camargo de Oliveira, estudante do Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas. Com orientação do professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, este projeto de IC tem apoio das bolsistas Suellen Antonelli e Eva Antunes Basilio Komar. Ambos os professores são do Departamento de Física (Defis) da Unicentro.
Além da exposição de trabalhos, a FICiências contará também com outras atividades como oficinas, palestras e apresentações culturais. Compondo a programação do primeiro dia, pela manhã haverá a palestra sobre “Metodologia de projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias de informação e comunicação”, além de uma oficina sobre “Contexto: Língua e currículo”, ambas ministradas por integrantes do Ministério da Educação (MEC) e exclusivas para professores.
A abertura oficial da feira será na parte da tarde, com início às 14h. Às 17h, os alunos com trabalhos em exposição receberão as boas vindas do diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, no Cineteatro dos Barrageiros. Para o encerramento das atividades do primeiro dia, haverá uma palestra sobre “Educação Integral, Interculturalidade e Tecnologia”, ministrada por Jaqueline Moll, do MEC.
Vale ressaltar, que ao longo do evento, os trabalhos selecionados passarão por uma nova avaliação. Somente no dia 22, os alunos serão premiados, incluindo valores em dinheiro para os três primeiros colocados. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de participar de um programa de incentivo no PTI, denominado Vivencia Estudantil.
Mais informações sobre a FICiências pelo site www.ficiencias.org.