IV FCírculo propõe discussão sobre ficção científica

O evento traz um espaço de debates sobre cinema, literatura e ficção científica.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste recebe esta semana, a quarta edição do FCírculo. O evento promovido pelo Grupo Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes (GCC) traz a universidade um espaço de debates sobre cinema, literatura e ficção científica.

Até a próxima sexta-feira (25), todas as noites, a partir das 19h30, será exibido no cinema da Unicentro, Campus Santa Cruz, uma produção cinematográfica ligada à temática principal do evento.

Segundo um dos coordenadores da semana, Francismar Formentão, o FCírculo tem como objetivo ressaltar a importância da ficção cientifica e mostrar de que maneira, por meio das artes, da literatura e do cinema, essa ficção retrata o mundo atual.

“A ficção científica tem um potencial filosófico de discutir a nossa realidade. Desde seu início, em suas primeiras obras, que de algum modo abordavam o fantástico e que depois passou integrar a ciência a essas produções, essa ficção sempre discutiu a nossa realidade, a nossa vida. Hoje, a genética, a clonagem, a alta tecnologia, tudo isso faz parte do nosso mundo e essa ficção vem mostrar alguns limites, algumas realidades, problematizando e discutindo esse contexto”, destacou.

Ao longo da semana, quatro filmes serão exibidos ao público, oferecendo material e temática para incitar o debate com o convidado da noite e demais presentes. Ao final da semana, o evento conta ainda com uma exposição especial. A entrada para o FCírculo é gratuita e o evento terá certificação aos participantes.

Confira a programação:

Segunda-feira (21/10) – “Lunar”(2009), de Duncan Jones. Debate com os professores Francismar Formentão e Carlos Alberto Machado.

Terça-feira (22/10) – “Star Wars – Ep. V – O império contra-ataca”(1980), de Irvin Kershner. Debate com o professor Dr. Darth Vader, da Universidade Estrela da morte.

Quarta-feira (23/10) – “Thx 1138” (1971), de George Lucas. Debate com o professor Silnei Soares.

Quinta-feira (24/10) “Gattaca” (1997), de Andrew Niccol. Debate com a acadêmica Dayane de Andrade.

Quinta e sexta-feira (24 e 25/10) – Exposição de Memorabília do Star Wars. Participação especial do Conselho Jedi do Paraná.