Unicentro WebTV exibe, essa semana, série de reportagens sobre desigualdades sociais e moradia em Guarapuava

A grande-reportagem, intitulada Extra Repórter, fui produzida pelos acadêmicos do 2º ano de Jornalismo da Unicentro.

A grande-reportagem, intitulada Extra Repórter, foi produzida pelos acadêmicos do 2º ano de Jornalismo.

A partir dessa segunda (21), a Unicentro WebTV exibe, dia a dia, uma reportagem enfocando diversos aspectos da desigualdade social no município de Guarapuava, a partir da questão habitacional.

A grande-reportagem, intitulada Extra Repórter, foi produzida pelos acadêmicos do 2º ano de Jornalismo da Unicentro, na disciplina de Telejornal-Laboratório, ministrada pela professora Ariane Pereira. Divididos em três grupos de três integrantes, os estudantes abordaram em cada um dos três blocos um aspecto relacionado à moradia na cidade.

Dessa maneira, a primeira reportagem, postada nessa segunda, mostrará como as desigualdades sociais podem ser percebidas observando as moradias dos guarapuavanos. Numa mesma rua localizam-se desde casas sofisticadas, com terrenos grandes e total infraestrutura, até moradias improvisadas, sem acesso ao básico, como energia elétrica e esgoto. Contrastes que podem ser percebidos, por exemplo, no entorno do principal cartão-postal da cidade, o Parque do Lago.

Já amanhã (22), os visitantes do site da Unicentro e da WebTV da instituição poderão conferir o segundo bloco e a segunda reportagem do programa. Dessa vez, os acadêmicos foram até dois dos bairros mais pobres de Guarapuava – o Jardim das Américas e o Paz e Bem – para mostrar a realidade dos moradores dessas localidades, onde a falta de infraestrutura se soma a ausência de oportunidades e ao esquecimento.

Na quarta-feira (23) será postada a terceira reportagem do programa. Para construir esse bloco, os estudantes conversaram com moradores de áreas invadidas. No município, o déficit habitacional, segundo dados de 2010 da própria prefeitura, é da ordem de 3 mil moradias. Pessoas que sem um endereço reconhecido, também têm dificuldades para fazer documentos, conseguir vagas de trabalho e na escola.

Por fim, encerrando a grande-reportagem, na quinta-feira (24), será exibido o último bloco do programa. Ele contém uma entrevista com o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, abordando as questões mostradas nos três primeiros blocos e questionando os projetos e as ações do munícipio no sentido de minimizar os problemas habitacionais na cidade.