WinterShow inicia atividades com palestras sobre mercado de grãos e código florestal
A 10ª edição do WinterShow teve inicio nessa quarta-feira (16) com três palestras. Pela manhã, os temas em debate foram “Perspectivas de mercado agrícola de cereais de inverno e verão” e “Novo Código Florestal: benefícios e oportunidades”, ministradas, respectivamente, por André Pessoa, da Agroconsult, e por Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Ambiental e membro da Frente Parlamentar de Agricultura.
A atualidade dos temas levou mais de 800 agricultores ao espaço destinado às palestras. “Nós fomos surpreendidos positivamente com a participação dos cooperados e não-cooperados. Superamos, sem dúvida, nossa expectativa de público pata esse primeiro dia”, salientou Leandro Bren, coordenador de assistência técnica e pesquisa da Agrária.
O agricultor Miguel Blum veio de Ipiranga para participar pela primeira vez do WinterShow. A motivação foi a oportunidade de saber mais sobre o novo Código Florestal. “Eu estou curioso e preocupado. Afinal, as mudanças foram muitas e eu quero ter certeza do que posso ou não fazer na minha propriedade”, destacou.
Já as novidades relacionadas ao mercado, à comercialização e a à produção foram os atrativos para o agricultor Hermann Weigand. “O evento é uma vitrine de novas tecnologias, e elas nos possibilitam melhorias em nossas plantações”, ponderou ele.
As palestras tiveram continuidade no período da tarde com a conferência “Meu Everest”, ministrada por Luciano Pires. Já amanhã (17), são mais duas pela manhã: “Influência do clima na produtividade das culturas de inverno e verão”, com Renato Lazinski, e “Avanços e perspectivas do melhoramento de cevada na Alemanha”, com o conferencista Markus Hertz. A última palestra será na sexta-feira (18). Marcos Milan, da Esalq-USP, abordará o “Planejamento e gerenciamento de sistemas mecanizados”.