Unicentro conquista mais dois doutorados, em Agronomia e em Ciências Florestais

Os programas de Doutorado em Agronomia e em Ciências Florestais foram aprovados pela Capes.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) terá mais dois cursos de doutorado, inéditos na região. Os programas de Doutorado em Agronomia e em Ciências Florestais foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão federal que legisla sobre o setor.

A oferta de Agronomia será no campus Cedeteg, em Guarapuava, onde já funciona o curso de Mestrado na área. Ciências Florestais, também a exemplo do Mestrado homônimo, será instalado no campus Irati.

“Serão os dois primeiros cursos de doutorado próprios da Unicentro e refletem o trabalho sério de verticalização da nossa instituição”, pondera o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, lembrando que a Unicentro oferta o programa de pós-graduação stricto sensu em Química em associação com UEPG e UEL.

O Doutorado em Agronomia deve ofertar dez vagas por ano e terá foco na produção vegetal. O curso pretende trabalhar duas principais linhas: o manejo de grandes culturas e a horticultura. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, professor Luciano Farinha Watzlawick, a proposta foi elaborada a partir do crescimento do Mestrado já existente na instituição. “Muitos deles querem se especializar ainda mais e o doutorado é muito importante para quem deseja entrar na carreira de pesquisador”, disse o coordenador.

O corpo docente do Doutorado em Agronomia será composto de nove professores da Unicentro e três de outras universidades (UEM, Unesp e UEPG), muitos dos quais com experiência inclusive no exterior.

Já o curso de Doutorado em Ciências Florestais pretende abordar principalmente as áreas de bioenergia, biomassa e biotecnologia Florestal. A demanda regional do curso é muito grande e, além disso, institucionalmente a necessidade dele também já era alvo de discussão, de acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, professor Flavio Augusto Garcia. “No Brasil, havia apenas 10 programas de doutorado relacionados às Ciências Florestais, sendo que a região Sul do país contava com somente dois deles: um pela UFPR e outro pela UFSM”, comenta o coordenador.

O corpo docente do Doutorado em Ciências Florestais será composto por sete professores da Unicentro e quatro de outras universidades (UFSM e UFPR), que já atuavam na instituição por meio do Mestrado na área. Neste caso, também vários docentes têm experiência no exterior. “Os novos cursos de doutorado da Unicentro devem ser ofertados já em 2014, devido ao bom encaminhamento que já temos na instituição”, finaliza Marcos Ventura Faria, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.

Antes de serem contemplados pela aprovação da Capes, as propostas dos cursos tiveram de ser enviadas à fundação, explanando a grade de disciplinas, carga horária, informações sobre os currículos do corpo docente e demais itens de cada curso.

A composição do curso, em primeira instância é avaliada por uma comissão conforme a área específica da proposta. Nessa fase, o doutorado é analisado pelo viés pedagógico e técnico. Em uma segunda avaliação, os projetos passam por uma Comissão Técnica Científica (CTC), em que são analisados se os índices de produtividade são suficientes para atender as propostas de doutorado estabelecidas pela Capes.

Ambos cursos iniciam com nota 4 e o resultado positivo consta oficialmente no site da Capes.