Universidades buscam elaboração de instrumento único para gestão de documentos de arquivo
No dia 14 de junho, membros da Comissão de Avaliação de Documentos Arquivísticos da Unicentro estiveram em reunião com a diretora do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina (Sauel), Wilmara Rodrigues Calderon. O objetivo da visita foi trocar experiências e propor a elaboração de uma tabela de temporalidade única para a gestão de documentos nas instituições de ensino superior (IES) do Paraná, a exemplo do que já existe nas instituições federais de ensino superior.
Na reunião, optou-se por estender a proposta de elaboração às demais IES do Estado, ficando a cargo da Unicentro realizar o convite para participar da reunião que ocorrerá no início de agosto. No evento, será produzida uma agenda de trabalhos que contemple a gestão documental e a preservação da memória institucional de cada IES.
Na Unicentro, a gestão dos arquivos dos três campi (Santa Cruz, Cedeteg e de Irati) está a cargo da Secretaria Geral da Reitoria, sob a coordenação da agente universitária Noeli Peterlini Pavoski, que, desde 2007, juntamente com sua equipe, vem organizando os documentos institucionais conforme o previsto no Manual de Gestão do Estado do Paraná.
Porém, os documentos relativos às atividades finalísticas (ensino, pesquisa e extensão) necessitam de classificação e tabela de temporalidade e destinação específicas. Para a elaboração deste instrumento técnico, bem como assessoria na conservação e tratamento de acervos permanentes do Centro de Documentação e Memória (Cedoc) de Guarapuava e Irati, a Unicentro conta com a assessoria técnica da arquivista Márcia Eliza Doré, que também integra a Comissão de Documentos Arquivísticos da Unicentro, na condição de presidente.