Universidades buscam elaboração de instrumento único para gestão de documentos de arquivo

Da esquerda para a direita: Noeli Pavoski, Karla Nadal e Márcia Doré, representantes da Unicentro na reunião em Londrina.

No dia 14 de junho, membros da Comissão de Avaliação de Documentos Arquivísticos da Unicentro estiveram em reunião com a diretora do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina (Sauel), Wilmara Rodrigues Calderon. O objetivo da visita foi trocar experiências e propor a elaboração de uma tabela de temporalidade única para a gestão de documentos nas instituições de ensino superior (IES) do Paraná, a exemplo do que já existe nas instituições federais de ensino superior.

Na reunião, optou-se por estender a proposta de elaboração às demais IES do Estado, ficando a cargo da Unicentro realizar o convite para participar da reunião que ocorrerá no início de agosto. No evento, será produzida uma agenda de trabalhos que contemple a gestão documental e a preservação da memória institucional de cada IES.

Na Unicentro, a gestão dos arquivos dos três campi (Santa Cruz, Cedeteg e de Irati) está a cargo da Secretaria Geral da Reitoria, sob a coordenação da agente universitária Noeli Peterlini Pavoski, que, desde 2007, juntamente com sua equipe, vem organizando os documentos institucionais conforme o previsto no Manual de Gestão do Estado do Paraná.

Porém, os documentos relativos às atividades finalísticas (ensino, pesquisa e extensão) necessitam de classificação e tabela de temporalidade e destinação específicas. Para a elaboração deste instrumento técnico, bem como assessoria na conservação e tratamento de acervos permanentes do Centro de Documentação e Memória (Cedoc) de Guarapuava e Irati, a Unicentro conta com a assessoria técnica da arquivista Márcia Eliza Doré, que também integra a Comissão de Documentos Arquivísticos da Unicentro, na condição de presidente.