Campus de Irati terá nova biblioteca

Deputado Sandro Alex, ladeado por representantes da Unicentro.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) firmaram convênio no início de maio, para liberação de recursos para a construção da primeira etapa da biblioteca do Campus de Irati.

O evento de assinatura do contrato de edificação foi realizado no miniauditório do campus e contou com a presença da comunidade acadêmica, vereadores municipais, assessores parlamentes, do deputado federal Sandro Alex, do reitor Aldo Nelson Bona e do diretor do campus Edélcio José Stroparo.

O projeto da obra, em totalidade, prevê a realização de três etapas, que serão realizadas com recursos de uma emenda orçamentária federal proposta pelo deputado Sandro Alex. Nessa primeira fase, serão liberados R$ 1 milhão, destinados à estruturação física do prédio. Em sequência, uma nova emenda parlamentar pode ser liberada em 2014, para aplicação na segunda e terceira etapa da obra, que se referem à aquisição de mobiliário, equipamento, softwares biblioteconômicos e de acervo.

A Unicentro está no atual prédio desde 1994 e de acordo com o professor Edélcio Stroparo a biblioteca não conseguiu acompanhar o desenvolvimento da instituição, que na época contava com quatro cursos de graduação e atualmente possui 14, além de cinco mestrados. Para o diretor, a mudança do setor para um novo ambiente é necessária à universidade. “A biblioteca é o coração de uma instituição universitária. É o ambiente mais importante, quase um ambiente sagrado”, destacou.

Já o reitor Aldo Bona declarou que a liberação da emenda é de grande valor para a instituição, com relação ao andamento da obra, por dar mais segurança e garantia de conclusão. “Para nós, está ação é muito simbólica, porque se liberada a primeira etapa, fica muito difícil contingenciar as etapas seguintes, uma vez que a obra já está começada e precisa avançar”, avaliou o reitor, que também ressaltou a contribuição do deputado Sandro Alex para o desenvolvimento da instituição, que além da parceria para a construção da biblioteca, participa também da negociação e liberação de recursos para a edificação do ginásio de esportes e da pista de atletismo. “É importante, para nós da Unicentro, reconhecermos que a estruturação da nossa universidade está tendo, pelas mãos e pelo trabalho do deputado Sandro Alex, um grande avanço”, destacou.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro (acesse aqui).