Internacionalização das IES é pauta da Abruem
O incremento das ações de cooperação com o exterior das instituições filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) se tornou uma das pautas da reunião dessa quarta-feira (17), na Câmara de Internacionalização da entidade, que reúne as universidades estaduais e municipais brasileiras.
A Abruem, no Hotel Pestana (São Luís, Maranhão), realiza até sábado (19) o seu 52º Fórum Nacional de Reitores, com participantes de 22 estados e do Distrito Federal, com apoio local da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) participa do evento por meio do seu reitor, Aldo Nelson Bona, e do diretor de Comunicação Social, Marcio Fernandes, que esteve na reunião da Câmara, representando o Escritório de Relações Internacionais (ERI).
Durante a tarde de quarta, representantes das universidades Estadual Paulista (Unesp), Estadual de Goiás (UEG) e de Pernambuco (UPE), juntamente com as paranaenses Unicentro e Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a liderança do reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, avançaram em questões como a produção de um amplo diagnóstico sobre a inserção internacional das 41 instituições de ensino superior (IES) associadas à entidade. Os resultados dessa pesquisa deverão ser apresentados no próximo encontro da Abruem, de 16 a 19 de outubro deste ano, em Foz do Iguaçu (PR). Esta edição em Foz será realizada em conjunto com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), que congrega as sete universidades estaduais do Paraná.
A Câmara também debateu a construção de um regulamento de mobilidade discente entre as universidades do sistema estadual e municipal de Ensino Superior, que reúne mais de 700 mil alunos. Uma minuta do regulamento será elaborada nas próximas semanas, para posterior apreciação das associadas.
As atividades da Câmara ocorreram como uma espécie de pré-congresso. Nesta quarta, a programação ocorreu o dia todo no Hotel Pestana, com conferências e debates a partir do tema principal – O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país – e do subtema – Perspectivas de financiamento para as universidades públicas estaduais e municipais. No final da tarde, houve a sessão plenária da entidade e, à noite, os congressistas foram recepcionados pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney.