Comissão avalia Laboratório de Solos do Campus de Irati como “Excelente”

040513_lab solos irati-1A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu mais uma grata notícia. O Laboratório de Análises de Rotina de Solos, do Campus de Irati, foi conceituado como “Excelente” pelo programa de controle de qualidade da Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (Cela-PR).

O programa da Cela é coordenado por Luís César Cassol, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. O objetivo é determinar a qualidade das análises dos laboratórios do estado cadastrados no programa.

“É uma grande alegria receber este conceito, o que demonstra que estamos no caminho certo. O laboratório iniciou as atividades de prestação de serviços em 2007, desde então participa do programa da Cela e, neste ano, chegamos ao melhor conceito”, destacou a professora Kátia Cylene Lombardi, coordenadora do laboratório da Unicentro.

Kátia explicou que o controle de qualidade serve para assegurar ao agricultor ou interessado a qualidade do serviço prestado pelo laboratório e, por outro lado, auxilia o laboratório a identificar suas fragilidades na rotina das análises, que uma vez identificadas poderão ser melhoradas.

“Mais importante que receber o melhor conceito é conseguir mantê-lo. E isso só é possível com trabalho responsável e dedicação, principalmente de quem faz as análises no laboratório, que no nosso caso é a técnica Odiméia Teixeira Mendes. Ela realmente merece os parabéns pela conquista”, concluiu.