Numape Irati finaliza projeto “Elas por elas”

Os Núcleos Maria da Penha estão espalhados por todo o Paraná. São projetos que buscam contribuir no enfrentamento à violência contra a mulher e fazem parte das mais de 100 propostas financiadas por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), com recursos obtidos através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

No início do mês de dezembro, em Irati, o projeto realizou o encerramento do projeto “Elas por elas”, com um cine debate, onde foi exibido alguns documentários sobre violência contra a mulher. A atividade consiste em um espaço de fala para que as mulheres possam ter voz e compartilhar as suas vivências, além de, estratégias para lidar com as diversas formas de violência dentro da universidade. Para a bolsista e estudante de psicologia, Júlia Beatriz Martins, é uma oportunidade única de conciliar uma causa importante e também a formação em psicologia. “A minha experiência tem sido muito agregadora, pois ouvir o depoimento de uma pessoa é sempre um momento singular”, comenta.

Último Cine Debate de 2017 organizado pelo Numape Irati (Foto: Arquivo Pessoal do Projeto)

Atualmente, o grupo trabalha com dois eixos, o curativo e preventivo. O primeiro é destinado ao atendimento psicológico de mulheres, que também oferece acompanhamento no processo de denúncia, desde o enfrentamento a violência, no serviço de saúde, de assistência social e durante a delegacia. Já no segundo eixo, o trabalho realizado é voltado para campanhas de conscientização, palestras em escolas e eventos para levar informação. “O nosso foco é trabalhar com a psicologia e ações preventivas para combater a violência, temos feito também um acompanhamento por atendimento individual e em grupo”, explica a coordenadora Kátia Santos, do departamento de psicologia, sobre a nova proposta de trabalho.

Saiba mais sobre esse projeto e outras iniciativas do USF em www.unicentro.br/midiaememoriasemfronteiras