Projeto da USF recupera nascentes em Altamira do Paraná

Desde o início de 2016 o projeto Sanear desenvolve ações de recuperação de nascentes em propriedades rurais e conscientização de agricultores. No último mês as ações de revitalização das nascentes está acontecendo no município de Corumbataí do Paraná, uma parceria do município com a Universidade que está levando água de boa qualidade para o moradores do município. O coordenador do projeto, Jefferson de Queiroz Crispim, da Professor e Coordenador do Laboratório de Pesquisa Geoambiental da Universidade Estadual do Paraná, explica que o principal objetivo do projeto é a melhora da água e do saneamento. “O primeiro passo é a coleta da água e o envio ao laboratório onde ela é analisada, após isso nós instalamos um filtro com carvão ativado para reduzir essa quantidade de sólidos suspensos que vai para caixa d’água. No caso de Corumbataí estamos fazendo as atividades em conjunto com a prefeitura em uma área própria para pasto, com uma evasão enorme, essa água será utilizada para melhoria do parque que está sendo criado aqui” enfatiza Jefferson.

O projeto tem várias etapas de planejamento e aplicação. Por isso, o IDH, índice de desenvolvimento humano, é avaliado em cada município, posteriormente o diálogo com autoridades locais e proprietários é iniciado a fim promover a conscientização. Eduardo Romero é bolsista e recém graduado em Geografia, para ele, a extensão é fomentadora de ações voltadas ao produtor rural. “Nós temos uma oportunidade de aplicar isso em campo. Tendo essa interação do homem com a natureza e com meio ambiente em que ele está envolvido e a gente podemos auxiliar esta relação” reafirma o bolsista.

Francisco Fattuci é Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Corumbataí do Sul onde o projeto está atuando no momento e, para ele, o projeto está melhorando a qualidade de vida da população. “Devido a precarização, as nascentes ficam muito expostas a agrotóxicos, a dejetos de animais, pensando nisso o projeto veio para casar com uma demanda que já tínhamos”. Atualmente, o município tem 80% da sua área composta por poços artesianos, o Secretário relata que a parceria com o projeto atende quatro comunidades de produtores. “Essa é a decima segunda ação no município e nós vamos tentar ampliar o projeto para mais propriedades” conclui Franscisco.