Jardim Figueira em Cornélio Procópio-PR se mobiliza em prol do Meio Ambiente

O projeto Meio ambiente e educação: sensibilização, conscientização e mobilização de populações em bairros em situação de vulnerabilidade ambiental de Cornélio Procópio-PR, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, realizou a ação “Eu sou vigilante ambiental do Jardim Figueira”. A atividade busca minimizar os problemas ambientais existentes no bairro, assim como atos desfavoráveis para a população e o meio ambiente.

Essa ação é decorrente de um plano de intervenções ambientais que está sendo executado durante todo o ano pelo projeto do USF. Além disso, assessorias estão sendo realizadas junto à comunidade, assim como palestras, oficinas, visitas de campo e demais atividades que promovem a educação ambiental, tanto no âmbito das escolas de Ensino Básico, quanto da comunidade em questão, sensibilizando, conscientizando e mobilizando a população.“A Universidade oferece seus conhecimentos científicos e a comunidade oferece o conhecimento popular, estabelecendo uma troca de valores. Por isso, a comunidade tem a participação ativa no projeto e as intervenções estão sendo pensadas em conjunto para que possam atender as necessidades de todos”, comenta o coordenador e professor, Waldiney Gomes de Aguiar.

Adesivo da campanha (Foto: Arquivo Pessoal do Projeto)

As escolas municipais “Padre Antônio Lock” e “Professor Angelo Mazzarotto”, além do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, integram o projeto, que atende a população do Jardim Figueira e da Vila Moreira. Para a diretora da Escola Municipal Padre Antônio Lock, Edvâna da Silva Ferreira, as ações desenvolvidas são exemplos para seus alunos. “O projeto é uma forma de elevar a qualidade de vida dos moradores do bairro e, consequentemente, dos alunos da nossa escola e seus familiares”, finaliza.

A ação denominada “Eu sou Vigilante Ambiental do Jardim Figueira” impactará positivamente no cotidiano dos moradores do bairro, bem como, na sociedade procopense de modo geral, pois fomentará a sensibilização, conscientização e mobilização de uma população que ao alterar a sua realidade, irá beneficiar o município como um todo.

O Meio ambiente e educação: sensibilização, conscientização e mobilização de populações em bairros em situação de vulnerabilidade ambiental de Cornélio Procópio-PR é uma das mais de 100 propostas que têm sido financiadas desde o começo do ano por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), uma das maiores ações extensionistas do Brasil. Estas mais de 100 iniciativas são operacionalizadas diretamente pelas sete universidades estaduais do Paraná – Unioeste, UENP, Unespar, UEL, UEM, UEPG e Unicentro, com recursos obtidos por meio de edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

Texto: Hilário Júnior (Bolsista)