Projeto “Sorrir com Saúde” anuncia os vencedores do 1° Concurso de Redação e Desenho

Os alunos das Escolas Lucas Machado de Paula (Marialva) e Darci A. Pereira Mochi (Sarandi) participaram nessa semana da ação de encerramento das atividades do Projeto Sorrir com Saúde 2017. Durante essa atividade foram anunciados os premiados do Concurso de Redação e Desenho, além da entrega de certificados e kits de higiene bucal para todos os alunos, professores e funcionários para incentivar o cuidado durante as férias escolares.

Estiveram presentes nos dias 22 e 29 de novembro, profissionais de saúde e educação dos dois municípios que falaram sobre a importância do trabalho de prevenção em saúde bucal aliado a práticas educativas e de tratamento bucal.

Todos os vencedores do concurso ganharam um kit completo de higiene para a família toda contendo: escova infantil, escova para os adultos, creme dental, fio dental, um manual de prevenção, além de medalhas e um presente surpresa.

Seguem abaixo a lista com os nomes dos ganhadores do concurso.

SARANDI

Redação:

1° lugar – Larissa Fernandes (5ºA);

2° lugar – Vitória Marins (4°A);

3° lugar- Kathllen Vieira (4°A).

Desenho:

1° lugar – Geovana Gonçalves (3°A);

2° lugar – Milena dos Santos (1°A);

3° lugar – Ester Pereira (3°A).

MARIALVA

Redação:

1° lugar – Raíssa Lopes (5°A);

2° lugar – Matheus dos Santos (4°A);

3° lugar – Maria Claúdia (5°A).

Desenho:

1° lugar –  Kayki Galvão (1°A);

2° lugar – Larissa da Silvia (2°B);

3° lugar – Victor Hugo Alves (2°A).

Sobre o Concurso

O concurso com o tema “A importância da saúde bucal no meu dia a dia” teve como objetivo enfatizar aos alunos o impacto que a saúde bucal exerce no cotidiano das pessoas, influenciando diretamente na qualidade de vida, mostrando assim, a importância de se obter e manter hábitos saudáveis desde a infância. Participaram dessa ação aproximadamente 400 alunos de 4 a 13 anos, matriculados nas Escolas Darci A. Pereira Mochi (Sarandi/PR) e Lucas Machado de Paula (Marialva/PR).

A primeira etapa do concurso começou muito antes da aplicação da prova. Foram elaborados materiais educativos que auxiliaram no debate sobre o tema em sala de aula com os professores e alunos, fazendo com que toda a comunidade escolar participasse desse movimento de conscientização. Além da atividade com os alunos, foi desenvolvida uma oficina com os professores de cada escola para debater formas de dar continuidade ao trabalho educativo para a manutenção da saúde bucal dos alunos e famílias no ambiente escolar. A segunda etapa consiste na avaliação desses materiais, que serão enviados para uma banca composta por membros da escola, da comunidade, profissionais da saúde e da Universidade. A terceira etapa aconteceu nos dias 22 e 29 de novembro durante o encerramento das atividades do Projeto, onde foram entregues medalhas para os autores das três melhores redações e desenhos de cada escola, além de certificados de participação para todos os alunos.

Sobre o Projeto

O Projeto Sorrir com Saúde criado na Universidade Estadual de Maringá é o resultado da integração entre professores universitários, alunos de pós-graduação, de graduação e profissionais de saúde e educação, na busca da construção de ações para a promoção da saúde bucal, especificamente em Centros de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental, em Maringá, Marialva e Sarandi. Realizam-se trabalhos de educação em saúde bucal para prevenção e controle das doenças bucais, principalmente a cárie. Além disso, promove tratamentos curativos (restaurações de dentes cariados) utilizando o Tratamento Restaurador Atraumático que pode ser realizado de maneira rápida e eficiente na própria escola, em ambiente fora da clínica. Neste ano, o projeto recebeu o financiamento pelo Programa Universidades Sem Fronteiras, elaborado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Para saber mais sobre este e outros projetos, acesse www.unicentro.br/midiaememoriasemfronteiras

Por: Amanda Machado/Projeto Sorrir com Saúde