Projeto do USF apresenta diagnóstico aos moradores de Cornélio Procópio

O projeto Meio ambiente e educação: sensibilização, conscientização e mobilização de populações em bairros em situação de vulnerabilidade ambiental de Cornélio Procópio-PR realizou uma reunião com as lideranças do bairro Jardim Figueira e Vila Moreira no último mês. Representantes do bairro, moradores, instituições religiosas e escolas do Ensino Básico participaram do encontro para discutir melhorias nas políticas públicas ambientais de suas respectivas comunidades.

A diretora da Escola Municipal Padre Antônio Lock, Edvâna da Silva Ferreira, não mora em nenhum dos dois bairros mas, de segunda a sexta, seu destino de trabalho é naquela região. Para ela, a participação do projeto de extensão, através da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), é muito importante para a interação e conhecimento da realidade da comunidade e das necessidades prioritárias.

O Meio ambiente e educação: sensibilização, conscientização e mobilização de populações em bairros em situação de vulnerabilidade ambiental de Cornélio Procópio-PR é uma das mais de 100 propostas que têm sido financiadas desde o começo do ano por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), uma das maiores ações extensionistas do Brasil. Estas mais de 100 iniciativas são operacionalizadas diretamente pelas sete universidades estaduais do Paraná – Unioeste, UENP, Unespar, UEL, UEM, UEPG e Unicentro, com recursos obtidos por meio de edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

Os presentes visitaram os espaços em que foram identificados problemas ambientais. (Foto: Arquivo Pessoal do Projeto)

O projeto tem como coordenador o professor Waldiney Gomes de Aguiar (Departamento de Geografia da UENP). Ele explica que um dos objetivos é a construção de estratégias para o desenvolvimento de ações que possam colaborar para minimizar as questões ambientais desfavoráveis à população. “A extensão acadêmica é uma das funções sociais da Universidade e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e, por isso, a participação da comunidade externa é essencial”, comenta o docente. “A Universidade oferece seus conhecimentos científicos e a comunidade sua troca de valores e conhecimento. Por isso, a comunidade tem a participação ativa no nosso projeto e as intervenções estão sendo pensadas em conjunto para que possam atender as necessidades de todos”.

Durante a reunião, um diagnóstico ambiental dos bairros foi apresentado. Acúmulo de lixo, saneamento básico ineficiente, construções irregulares, terrenos abandonados e abastecimento e água foram pontos tabulados no questionário investigativo feito pela equipe. “A recepção dos representantes evidenciou um fator positivo, são pessoas que constantemente almejam e solicitam melhorias para aquele espaço. Agora, seguimos para uma segunda etapa, buscando definir e executar um plano de intervenções”, comenta o bolsista recém-formado Hilário Junior.

Para a diretora Edvâna, o projeto é um exemplo para seus alunos. “A minha expectativa é muito grande. Tenho como objetivo trabalhar através da conscientização e a questão de resgate de valores, mostrando para as crianças a importância dos direitos e deveres de cada um. Eu vejo esse projeto como uma forma de elevar a qualidade de vida dos moradores dos bairros, consequentemente dos alunos da nossa escola e seus familiares”, finaliza.

Mais fotos em: https://goo.gl/59vduU.