Projeto do USF realiza coleta de lixo em propriedades do interior de Guarapuava

O produtor Eliaquim da Costa Silva, 60 anos, teve uma atividade diferente no último final de semana. Morador do distrito do Guará, comunidade pertencente à cidade de Guarapuava (250 km de Curitiba), ele recebeu 10 pessoas em sua propriedade, todas com um mesmo objetivo – realizar a coleta e separação do lixo espalhado pela propriedade. Para ele, a ação foi de extrema importância: “É um ato fundamental, nós não temos onde levar esses resíduos, então é ótimo essa ajuda, já que assim o lixo não fica espalhado por aí”, contou à equipe do Mídia e Memória Sem Fronteiras. A coleta foi realizada pelo projeto de extensão da Unicentro ‘Produção de Hortaliças Orgânicas Com Certificação’, em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava) e com o Curso de Técnico Ambiental do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. O Produção de Hortaliças Orgânicas Com Certificação é uma das mais de 100 propostas aprovadas nos últimos editais do Universidade Sem Fronteiras (USF), que são financiadas com recursos obtidos por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Sidnei Jadoski (Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro), o objetivo principal do projeto é incentivar a Agricultura Orgânica, com ênfase nas hortaliças: “De início, nós queremos incentivar essa produção voltada ao consumo familiar mas, com o passar do tempo, também queremos que isso possa servir como um complemento de renda para os pequenos agricultores. Além da questão da Agricultura, também estamos nos voltando para o manejo de água para consumo e em relação à conservação das nascentes, de modo geral”, explica.
A atividade realizada no sábado mobilizou cerca de 40 pessoas, que fizeram a coleta de lixo em três propriedades atendidas pelo projeto. Outro objetivo da ação era conscientizar os moradores acerca da importância de se atentar para os resíduos inorgânicos.

Muitos sacos de lixo foram retirados das propriedades. Foto: Jasmine Horst/ Mídia e Memória Sem Fronteiras.

A estudante do curso de Técnico Ambiental Bruna Bredeski, 18 anos, foi uma das participantes da atividade. Para ela, além de colocar em prática aquilo que aprende em sala de aula, a ação teve importância social: “Acho que o fato de podermos incentivar a reciclagem também é muito válida. Então é muito mais do que apenas recolher o lixo, é uma forma de incentivar novos hábitos”, finaliza.

Para saber mais sobre este e outros projetos, acesse www.unicentro.br/midiaememoriasemfronteiras.