Ensino e aprendizagem de história: mapeamento de infraestrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo, nos municípios de Prudentópolis e Araucária
Coordenador: Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari
Período: 2017-atual
Financiamento: Cnpq
Este projeto de pesquisa vincula-se a área do ensino de História e buscou analisar os processos de ensino e de aprendizagem de História e como se efetiva as práticas docentes de história a partir das tecnologias da educação presentes em escolas estaduais do campo. Muito tem sido discutido sobre a importância da tecnologia na educação escolar e como o acesso e o seu uso pode auxiliar os sujeitos escolares na apropriação do conhecimento e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas.
Nessa perspectiva, o projeto tem como objetivos mapear as tecnologias existentes em escolas estaduais localizadas no campo nos municípios de Prudentópolis e Araucária, estado do Paraná, bem como, investigar as práticas didático-pedagógicas de história com o uso de tecnologia nessas escolas. O projeto envolveu 9 escolas de Prudentópolis e 4 escolas de Araucária, localizadas no campo. As duas cidades selecionadas no projeto apresentam realidades diferenciadas, quando se observa os dados oficiais sobre as populações que moram o campo.
Residência pedagógica
Coordenadora: Profa. Dra. Nádia Maria Guariza
Período: 2020-atual
Financiamento: CAPES
A Residência Pedagógica é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que tem os seguintes objetivos:
- Aperfeiçoar a formação dos discentes do curso de História, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciado a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
- Fortalecer a comunicação entre a IES e as escolas, promovendo a valorização do professor preceptor como produtor de conhecimento e de formação inicial docente;
- Compreender a residência para além da prática da docência, mas como uma oportunidade de pesquisar o ambiente escolar e desenvolver experiências na área de metodologia do ensino de História.
Na edição de 2020 o Subprojeto de História/Irati conta com residentes bolsistas e 1 preceptora bolsista e suas atividades se desenvolvem na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças.
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID)
Coordenadora: Profa. Dra. Alexandra Lourenço
Período: 2020-atual
Financiamento: CAPES
O subprojeto PIBID-História é desenvolvido nos municípios Irati e Guarapuava. Seus principais objetos são, fortalecer a relação entre teoria e prática na formação docente; Estreitar o diálogo entre o Ensino Superior e a Educação Básica; Proporcionar a troca de conhecimento entre os participantes do programa; Possibilitar aos acadêmicos participantes do projeto desenvolver a prática docente no dia-dia do ambiente escolar valorizando assim o magistério com ações que atendam a demanda do ensino de História; Proporcionar aos estudantes das escolas, pensar o seu cotidiano por meio de temas que remetem a uma reflexão dos processos históricos e que são vivenciados por eles enquanto sujeitos históricos. Em Irati são 8 bolsistas e 2 voluntários que estão desenvolvendo suas ações junto a Escola Pio XII, localizada no bairro Canesianas. No âmbito da disciplina de História, os temas históricos serão abordados de forma a consolidar a noção de processo histórico e de articular a realidade local do aluno a um conhecimento histórico que lhe sirva de referencial cultural, teórico, ideológico, social e econômico.