• Promover ações adequadas à integração teoria e prática durante o processo de formação dos acadêmicos do curso de História – DEHIS/I, visando à capacitação e qualificação dos licenciandos para uma atuação dinâmica e reflexiva frente ao ato educativo e frente às múltiplas realidades de trabalho docente encontradas.
  • Sistematizar princípios metodológicos para a formação de professores de história, considerando as perspectivas teórico-metodológicas orientadoras do conhecimento histórico/científico, reconhecendo o contexto educativo e sociocultural regional.
  • Constituir um banco de dados sobre o ensino de história na região de abrangência da Unicentro, com vistas a fortalecer a interlocução entre a instituição formadora e as instituições de educação básica.
  • Estabelecer vínculos a partir de projetos de formação compartilhada e continuada entre o curso de História e as redes de educação básica da região.
  • Proporcionar campo de estágio aos estudantes da Unicentro, assim como prestar assessorias, consultorias e propor parcerias e convênios com instituições públicas e privadas, desde que não sejam contrários aos objetivos do LEHIS e dentro das possibilidades do laboratório e do efetivo de seu pessoal;
  • Fomentar e assessorar práticas pedagógicas qualificadas no ensino da história, dinamizando experiências com linguagens alternativas, levando em conta as tendências atuais do debate historiográfico e educacional.