ARTIGOS EM PERIÓDICOS – PERÍODO 2017-2021

  • BUCKER, E. F. ; CARVALHO, S. R. . UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CRÍTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensaios Pedagógicos (Curitiba), v. 8, p. 60-70, 2018.
  • BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, A. . O Compromisso Todos Pela Educação: projeto de Educação da burguesia para os trabalhadores. REVISTA ELETRÔNICA ARMA DA CRÍTICA, v. 1, p. 171-189, 2019.
  • BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, A. . O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a disseminação da cultura empreendedora nas escolas. REVISTA ELETRÔNICA ARMA DA CRÍTICA, v. 1, p. 86-103, 2019.
  • CARVALHO, S. R.; CAVALCANTE, R. G. ; GASPARELO, R. R. S. . A produção de conhecimento científico na educação: apontamentos necessários. ESPACIOS (CARACAS), v. 40, p. 20-29, 2019.
  • CARVALHO, S. R.. Para uma compreensão ontológica do trabalho educativo. Marx e o Marxismo, v. 5, p. 285-299, 2017.
  • CARVALHO, SAULO RODRIGUES. A DECADÊNCIA IDEOLÓGICA DA BURGUESIA E A DESVALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL. Cadernos do GPOSSHE On-line, v. 3, p. 130-143, 2020.
  • CARVALHO, SAULO RODRIGUES. O golpe sobre o trabalho: retrocesso e desumanização. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 11, p. 139, 2019.
  • CARVALHO, SAULO. O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. e019038, 2019.
  • CAVALCANTE, RAFAEL GOMES; CARVALHO, S. R. ; GASPARELO, R. R. S. . A produção de conhecimento científico na educação: apontamentos necessários. ESPACIOS (CARACAS), v. 40, p. 20, 2019.
  • DALMAZ, D. S. S.; HIDALGO, A. M. ; NUNES, C. A. . A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 34, p. 1, 2018.
  • HORST, Viviane Silveira Batista; ORZECHOWSKI, SUZETE TEREZINHA . O DESAFIO E POTENCIALIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ATENDIMENTO Á SAÚDE. LAPLAGE EM REVISTA, v. 3, p. 192, 2017.
  • LEITE, G. A. ; MELO, A. . PATRIARCADO, RAÇA E CAPITALISMO: O HETEROSSEXISMO COMO PADRÃO DE DOMINAÇÃO, OPRESSÃO E EXPLORAÇÃO DE VIDAS LGBTI. EMBLEMAS (UFG. CATALÃO), v. 18, p. 67-80, 2021.
  • LUZ, A. N.. Ciência, tecnologia e sociedade, software livre e educação: diálogos possíveis. CADERNOS UNIFOA (ONLINE), v. 15, p. 85-96, 2020.
  • MARTINS, L. M. ; CARVALHO, S. R. . Educação escolar e resistência: a (des)qualificação do ensino e a obnubilação da consciência. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, v. 19, p. 68-88, 2017.
  • MELO, A.; MULLER, A. C. ; MAROCHI, A. C. . PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE MULHERES CAMPONESAS E MILITANTES NO MOVIMENTO DE PEQUENOS AGRICULTORES DO PARANÁ ? MPA-PR. EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO), v. 15, p. 1-20, 2020.
  • MELO, A.; RIBEIRO, D. . Construção do conhecimento e eurocentrismo nas Universidades: apontamentos para uma Pluriversidade. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 57, p. 57-80, 2019.
  • MELO, A.; RIBEIRO, D. . EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: APONTAMENTOS PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR NÃO EUROCÊNTRICA E DECOLONIAL. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 17, p. 1781-1807, 2019.
  • MELO, A.; RIBEIRO, D. . INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 24, p. 1-17, 2019.
  • MELO, ALESSANDRO DE; MAROCHI, A. C. . Mulheres, estudo, trabalho e relações sociais de sexo. ACTA SCIENTIARUM. HUMAN AND SOCIAL SCIENCES, v. 41, p. 02-09, 2019.
  • MELO, ALESSANDRO DE; MAROCHI, ANA CLAUDIA . COSMOPOLITISMO E PERFORMATIVIDADE: CATEGORIAS PARA UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 35, p. 1-23, 2019.
  • MELO, ALESSANDRO DE; MAROCHI, ANA CLAUDIA . TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORAS/ESTUDANTES: TEMPO DE TRABALHO, DE ESCOLA E DE CUIDADOS. NUANCES, v. 30, p. 361-376, 2019.
  • MELO, ALESSANDRO DE; RIBEIRO, D. . AS POTENCIALIDADES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CADERNOS DA FUCAMP, v. 18, p. 1-17, 2019.
  • MELO, ALESSANDRO DE; RIBEIRO, DÉBORA ; DOMINICO, ELIANE . Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. e43470-12, 2020.
  • OLIVEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, I. A. ; CARVALHO, S. R. . PODCAST COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO. Revista Aproximação, v. 02, p. 56, 2020.
  • PRIMO, S. C. S. ; MELO, A. . Vulnerabilidade Social e seus Impactos no Processo de Escolarização de Crianças e Adolescentes das Escolas do Campo do Município de Pitanga ? PR. TRIVIUM, v. 6, p. 265-279, 2019.
  • RIBEIRO, D. ; MELO, A. . Reflexões decoloniais sobre conhecimento e educação a partir do diálogo em Paulo Freire. Diálogos Latinoamericanos, v. 20, p. 41-52, 2019.
  • SANDINI, S. P. ; AMARO, F. . PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR.. Educação,Cultura e Sociedade, v. 9, p. 114-129, 2019.

 

CAPÍTULOS E LIVROS – 2017-2021

  • CARVALHO, S. R.; ORTIZ, L. (Org.) . Educação de jovens e adultos: um estudo sobre o CEEBJA de Pitanga-PR. 1. ed. Guarapuava: Apprehendere, 2019. v. 1. 91p .
  • CARVALHO, S. R.. Sobre as coisas inúteis. 1. ed. Tarumã-SP: E-Liber, 2020. v. 1. 78p .
  • CARVALHO, S. R.. Sociologia da Educação. 1. ed. São Paulo: Clube dos Autores, 2017. v. 1. 110p .
  • CAVALCANTE, R. G.; CARVALHO, S. R. . A luta se aprende em movimento: resistência e consciência política do movimento estudantil contra a reforma do Ensino Médio. In: Saulo Rodrigues de Carvalho; Rafael Gomes Cavalcante. (Org.). Neoliberalismo e Resistência na Educação. 1ed.: , 2018, v. , p. 1-.
  • CAVALCANTE, R. G.; CARVALHO, S. R. (Org.) . Neoliberalismo e Resistência na Educação. 1. ed. , 2018.
  • CAVALCANTE, R. G.; MELLO, A. ; AQUINO, E. C. Alysson . Descolonizar a Pedagogia Crítica: Uma crítica à pedagogia histórico-crítica. In: Alessandro de Melo; Iván de Jesús Espinosa Torres; Letícia Pons Bonals; José Ignácio Rivas Flores. (Org.). Perspectivas decoloniales sobre la educación. 01ed.Málaga (ESP); Guarapuava (BRA): Uma Editorial; Unicentro, 2019, v. , p. 95-138.
  • CAVALCANTE, R. G.. Reforma Trabalhista e Projeto Educativo Empresarial: os limites da educação no projeto neoliberal. 1. ed. , 2018.
  • DALMAZ, D. S. S.; MACEDO, L. S. . Alfabetização Midiática e Informacional – AMI da UNESCO: a perspectiva de educação para o século XXI. In: MEDEIROS, Liziany Muller; FOLMER, Ivanio; LEITE, Guilherme Antunes.. (Org.). EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO. 1ed.Santa Maria – RS: Arco Editores, 2020, v. 1, p. 183-199.
  • DALMAZ, D. S. S.. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO): LIMITES E DESAFIOS. In: Marlene Lucia Siebert Sapelli; Jefferson Olivatto da Silva. (Org.). Uma face da hidra capitalista: crítica às políticas educacionais para a classe trabalhadora. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2017, v. 1, p. 48-.
  • HAMMEL, A. C. ; MÜLLER, A. C. ; OLIVEIRA, J. N. ; KUNRATH, M. M. ; FINATTO, R. A. ; ONCAY, S. T. V. . Curso de Especialização em Realidade Brasileira: memória e aprendizagens da formação de trabalhadores, educadores e militantes do Paraná. In: Ana Cristina Hammel; Gbriela Furlan Carcaioli; Graziela Del Monaco; Roberto Antonio Finatto. (Org.). Estudos Sobre a Realidade Brasileira: Fundamentos e processos em educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 45-66.
  • LEITE, G. A.; PEPLINSKI, E. . Reforma Curricular, Semiformação e Insatisfações administradas: reflexões sobre a BNCC do Ensino Médio a luz do esclarecimento Adorniano. In: Micheli Bordoli Amestoy; Ivanio Folmer; Gabriella Eldereti Machado.. (Org.). BNCC em cenários atuais: currículo, ensino e formação docente. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2021, v. 1, p. 127-140.
  • LEITE, G. A.; SCHERER, C. A. . Formação de docentes em nível médio e o trabalho com a musicalização: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. In: LIMA, Andreia do Nascimento Mascarenhas; ASSIS, Marcelise Lima de. (Org.). Educação e Crise Política. 1ed.Alogoinhas: Bordô Grená, 2019, v. 1, p. 95-105.
  • LEITE, G. A.. Da crise do capital à formação da juventude: breves apontamentos sobre a Reforma do Ensino Médio. In: Adilson Cristiano Habowski; Valquiria Conti; Gabriella Eldereti Machado. (Org.). Educação no Século XXI: avanços e retrocessos das políticas públicas educacionais. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2020, v. 1, p. 29-48.
  • LEITE, Guilherme Antunes; Medeiros, Dalva Helena de . IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO: A LEI 13.415/2017 EM DEBATE. In: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). Educação: Políticas, Estrutura e Organização 8. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 8, p. 63-74.
  • LEITE, Guilherme Antunes. Ensino Médio, juventude e o ProMEI: [im] possibilidades da formação escolar. In: Rita Cristine Basso Severo; Thais Scheuer. (Org.). Desafios do ensino médio: por uma pedagogia das juventudes. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, v. 1, p. 58-89.
  • MELO, A.; AQUINO, A. E. C. ; CAVALCANTE, R. G. . Descolonizar a pedagogia crítica: uma crítica à pedagogia histórico-crítica. In: Alessandro de Melo; Iván de Jesús Espinosa Torres; Leticia Pons Bonals; José Ignacio Rivas Flores. (Org.). Perspectivas decoloniales sobre la educación. 1ed.Guarapuava/Málaga: Unicentro/Universidade de Málaga, 2019, v. 1, p. 95-138.
  • MELO, A.; MAROCHI, A. C. ; TERENCIO, J. T. W. . Alguns apontamentos críticos a respeito do projeto de. In: SAPELL, Marlene; SILVA, Jefferson Olivatto da. (Org.). Uma face da hidra capitalista: crítica às políticas educacionais para a classe trabalhadora. 1ed.Curitiba: PRISMAS, 2017, v. 1, p. 17-40.
  • MELO, A.; NEUMANN, P . Desafios antissistêmicos no Brasil. In: Alessandro de Melo. (Org.). Descolonizar a rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda. Coletânea de textos de Raúl Zibechi. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2018, v. , p. 117-128.
  • MELO, A.; TORRES, I. J. E. (Org.) ; BONALS, L. P. (Org.) ; FLORES, J. I. R. (Org.) . Perspectivas decoloniales sobre la educación. 1. ed. Guarapuava/Málaga: Unicentro/Universidad de Málaga, 2019. v. 1. 365p .
  • MELO, A.. Descolonizar a rebeldia: uma alternativa desde baixo e à esquerda. Coletânea de textos de Raúl Zibechi. 1. ed. Guarapuava: Apprehendere, 2018.
  • MIERJAM, P. A.; CARVALHO, S. R. de . O PAPEL DA ESCOLA E O ?PAPELÃO? DA ESCOLA SEM PARTIDO. In: Saulo Rodrigues de Carvalho;Rafael Gomes Cavalcante. (Org.). NEOLIBERALISMO E RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 1-146.
  • MÜLLER, A. C.; ANDRIOLI, L. A. . Construção de Identidades de Classe e Formação no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). In: Ana Cristina Hammel; Gbriela Furlan Carcaioli; Graziela Del Monaco; Roberto Antonio Finatto. (Org.). Estudos Sobre a Realidade Brasileira: Prática e movimentos contra-hegemônicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 2, p. 25-48.
  • NEUMANN, P. ; LEITE, G. A. . Acuenda a Bajubá, Não Faça a Pêssega! Reflexões a partir das percepções de uma transgênera superdotada. In: Luciana R. F. Clanovics. (Org.). Gênero & Interdisciplinariedade. 1ed.São José: Sobre o Tempo, 2020, v. , p. 137-152.
  • NUNES, L. S.. A concepção educacional da CEPAL no irromper do século XXI: da teoria do capital humano à teoria do capital social. A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DA CEPAL NO IRROMPER DO SÉCULO XXI: DA TEORIA. 370ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 103-118.
  • RIBEIRO, D. ; MELO, A. . O conhecimento moderno-ocidental à luz do pensamento decolonial latino-americano. In: Aliandra Cristina Mesomo Lira; Débora Ribeiro; Eliane Dominico. (Org.). PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: entre caminhos e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 75-88.
  • SCHERER, C. A. ; LEITE, G. A. ; SOUZA, L.C. ; BUCZEK, Y. G. O. . Grupo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para a formação de professores. In: POISSON, editora.. (Org.). Educação no século XXI: leitura, escrita e formação docente. 35ed.Belo Horizonte: Poisson editora, 2019, v. 35, p. 55-60.
  • SCHERER, Cleudet de Assis ; Leite, Guilherme Antunes; Souza, Leonardo Carvalho de; BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira. Grupo de estudos em psicologia histórico-cultural: Contribuições para a formação de professores. Educação no Século XXI – Volume 35. 1ed.Belo Horizonte: 2019, 2019, v. 35, p. 55-60.