Nessa página você pode acompanhar as publicações dos membros do Grupo de Pesquisa, basta acessar as guias abaixo e encontrará as publicações organizadas por ano. Confira!

 Categoria  Revista/Editora Título Autores
Artigo publicado em revista/periódico Práxis e Hegemonia Popular Aparelhos privados de hegemonia na educação paranaense Jussara de Fátima Ivanski Ruppel; Michelle Fernandes Lima
Artigo publicado em evento II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica – II SinmaEPT Grupos Operativos de Aprendizagem no Ensino Superior  Ana Bela dos Santos; Fernanda Vieiro Dias
Resumo Expandido publicado em evento XIII Semana de Estudos do Curso de Pedagogia: cenário atual da política educacional para a formação docente e a gestão da educação Apontamentos sobre as políticas de formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Marylia Gabriela Ortis da Fonseca; Caroline Biernaski Ortis; Michelle Fernandes Lima
Resumo Expandido publicado em evento
XIII Semana de Estudos do Curso de Pedagogia: cenário atual da política educacional para a formação docente e a gestão da educação As pesquisas sobre o grêmio estudantil: um mapeamento das produções científicas dos programas de pós-graduação em educação brasileiros Elis Daiane Ribeiro Sava; Marisa Schneckenberg
 Categoria  Revista/Editora Título Autores
Artigo publicado em evento UNIOESTE – Anais Os conceitos clássicos gramsciano na área de políticas educacionais Fernanda Cristina Zimmermann Dorne; Cleverson Salache
Artigo publicado em evento XII Semana de estudos do curso de Pedagogia: “Educação como prática da autonomia e liberdade: o legado de Paulo Freire.” Transtorno depressivo na infância: carência de encaminhamentos pedagógicos. Monica Grutka; Adriane Meyer Vassão.
Artigo publicado em evento XII Semana de estudos do curso de Pedagogia: “Educação como prática da autonomia e liberdade: o legado de Paulo Freire.” A atuação do grêmio estudantil na gestão escolar: uma análise documental em duas instituições de ensino do município de Irati-PR Elis Daiane Ribeiro Sava; Marisa Schneckenberg
Artigo publicado em evento Atos de Pesquisa em Educação (FURB) Atuação dos agentes privados em redes de ensino públicas municipais da mesorregião sudeste do Paraná Kelly Letícia da Silva Sakata; Michelle Fernandes Lima; Graciele Lipsuch
Artigo publicado em evento III Colóquio Internacional Antonio Gramsci As parcerias público-privadas no âmbito educacional: perspectiva gramsciana  Kelly Letícia da Silva Sakata; Michelle Fernandes Lima
Resumo Expandido publicado em evento ANPAE (Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação: ANPAE/PR) A nova gestão pública na educação: os resultados como sinônimo de qualidade Fernanda Cristina Zimmermann Dorne; Michelle Fernandes Lima
Resumo Expandido publicado em evento  NESPOM (Congresso Internacional de Pesquisa) O conceito de habitus é campo de Pierre Bourdieu, sua atuação no uso das tecnologias digitais no Sistema Municipal de Ensino Público em período de pandemia da Covid-19 Maria Danieli Ferreira de Souza; Marisa Schneckenberg
Resumo Expandido publicado em evento  Práxis e Hegemonia Popular A Teoria Gramsciana e a Pesquisa em Políticas Educacionais  Kelly Letícia da Silva Sakata
Artigo publicado em revista/periódico Revista Pleiade BNCC e o Processo de Ensino e Aprendizagem: A Contribuição das Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas Patrícia Maria Bonato; Marisa Schneckenberg
Artigo publicado em revista/periódico Jornal de Políticas Educacionais  Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes municipais de ensino da microrregião de Irati/Paraná Caroline Biernaski; Michelle Fernandes Lima
Capítulo de Livro Uniedusul Democracia Representativa: realmente nos representa? Fernanda Pontarollo, Maria Daniele F. De Souza , Patricia Maria Bonato e Marisa Schneckenberg
Capítulo de Livro Bagai Políticas públicas no Brasil: O novo FUNDEB e as garantias constitucionais Kelly Letícia da Silva Sakata; Susana Aparecida Alves Cius
Capítulo de Livro Editora CRV Inclusão e Acessibilidade: Projetos pedagógicos e os cursos de Pedagogia  Kelly Letícia da Silva Sakata
Capítulo de Livro (E-book) Guarapuava Apprehendere Educação a Distância – EAD: Uma discussão a respeito da democratização ou um expansão mercantil?  Patricia Maria Bonato; Marisa Schneckenberg
 Categoria  Revista/Editora Título Autores
Artigo publicado em revista/periódico Jornal de Políticas Educacionais A  qualidade educacional: da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável ao grupo de institutos, fundações e empresas (GIFE) Kelly Letícia da Silva Sakata
Artigo publicado em revista/periódico PIMENTA CULTURAL São Paulo – SP Utopia e realidade: a educação em direitos humanos.

Victa Ogg Jonson Gonçalves; Jussara de Fátima Ivanski Ruppel;

Maria Danieli Ferreira de Souza

Artigo publicado em revista/periódico

Revista Cocar v. 15 n. 32 (2021): fluxo contínuo

Formação Inicial do Pedagogo Gestor: uma análise nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UNICENTRO – Campus Guarapuava e Irati Vanderléia Gura; Marisa Scheneckenberg
Artigo publicado em revista/periódico Revista Aproximação Apontamentos preliminares sobre política, políticas públicas da Educação a Distância e a constituição das pesquisas na área Vanêssa de Cássia Oliveira; Marisa Schneckenberg
Artigo publicado em revista/periódico

Relepe

A relação público-privado como objeto de pesquisa no campo da Política Educacional: teoria gramsciana em foco Kelly Leticia da Silva Sakata; Douglas Christian Ferrari de Melo
Artigo publicado em revista/periódico Todas as Musas Os Desafios do sistema educacional em tempos de pandemia: ações e recomendações da conjuntura política para o ensino básico do Estado do Paraná Maria Danieli Ferreira de Souza; Marisa Schneckenberg
Artigo publicado em revista/periódico Revista Educação & Emancipação  Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação Kelly Letícia da Silva Sakata; Elisangela Scaff
Artigo publicado em revista/periódico Revista de Educação Popular O trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati, Paraná. Kelly Letícia da Silva Sakata; Letícia Chylajenko
Artigo publicado em revista/periódico Revista de Estudios Teóricos Y Epistemológicos en Política Educativa A relação público-privado como objeto de pesquisa no campo da Política Educacional: teoria gramsciana em foco. Kelly Letícia da Silva Sakata; Douglas de Melo
Artigo publicado em revista/periódico FUCAMP Cadernos Nísia Floresta: uma história de educação e feminismo. Kelly Letícia da Silva Sakata; Caroline Cupozak Viana 
Artigo publicado em revista/periódico Revista Aproximação O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia a distância da Unicentro/Irati Marisa Schneckenberg; Sandra Aparecida Machado Polon; Patrícia Maria Bonato
Resumo Expandido publicado em evento XXX EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica A teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil: um mapeamento da produção científica dos programas de Pós graduação em educação e/ou áreas afins no período de 2016-2020. Monica Grutka; Marisa Schneckenberg
Resumo Expandido publicado em evento XXX EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica A teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil: um mapeamento da produção científica dos programas de Pós graduação em educação e/ou áreas afins no período de 2010-2015 Elis Daiane Ribeiro Sava; Marisa Schneckenberg
Resumo Expandido publicado em evento ANPAE (XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação) A gestão educacional e o grupo de institutos, fundações e empresas (GIFE) Kelly Letícia da Silva Sakata; Letícia Chylajenko
Resumo Expandido publicado em evento ANPAE (XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação) O curso de Pedagogia no Paraná e a Pedagogia Social  Kelly Letícia da Silva Sakata; Letícia Chylajenko
Capítulo de Livro Editora Schreiben A gestão por resultados e suas implicações junto ao direito educacional. Kelly Letícia da Silva Sakata
Capítulo de Livro Bagai A proposta educacional do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) no contexto da Covid-19: análise crítica. Kelly Letícia da Silva Sakata; Joseli Guimaraes; Luciane Chimel
Capítulo de Livro (E-book) Guarapuava Apprehendere Educação a Distância – EAD: Uma discussão a respeito da democratização ou uma expansão mercantil?  Patricia Maria Bonato; Marisa Schneckenberg
 Categoria  Revista/Editora Título Autores
Artigo Revista Educação (UFSM) Atratividade no ingresso e permanência na carreira docente em redes municipais de educação  Michelle Fernandes Lima, Gisele Masson
Artigo Revista Roteiro As parcerias público- privadas: Reflexões sobre o conceito de hegemonia no contexto das políticas educacionais municipais Kelly Letícia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima
Capítulo de livro (Ebook)

Mares Editores

 

A elaboração do projeto de pesquisa  no curso de Pedagogia: Breves apontamentos. Luciane Chimel, Michelle Fernandes Lima
Capítulo de livro (Ebook) Mares Editores Atuação do Pedagogo Social no Programa de Alternativas penais – Patronato – Irati – Paraná.   Victa Ogg Jonson Gonçalves; Marisa Schneckenberg
Artigo Revista Querubim

 

Desafios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos para a conclusão da educação básica. Andréia Eloisa França e Francine Cordeiro Bobato
Artigo Revista Querubim Evasão no curso de Pedagogia no município de Prudentópolis ? PR: um estudo de caso.  Sandra Kotula e Francine Cordeiro Bobato
 Artigo Editora Roteiro  As parcerias público-privadas: reflexões sobre o conceito de hegemonia no contexto das políticas educacionais municipais.  Kelly Leticia da Silva Sakata; Michelle Fernandes Lima.
Artigo  Praxis Educativa Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro.  Anita Helena Schlesener; Michelle Fernandes Lima
 Artigo Revista Educação Em Debate  Agentes Públicos e Privados no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular.  Jaqueline Boeno D’Ávila, Michelle Fernandes Lima

Artigo

Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa

O conceito de habitus em Pierre Bourdieu: possibilidade de estudo na política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Andréa de Paula Pires, Marisa Schneckenberg
Artigo

Olhar de Professor

Políitcas Nacionais de avaliação para a alfabetização: o que muda com a Basa Nacional Comum Curricular (BNCC)? 

Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima
Artigo Revista Educação em Debate

O estágio não obrigatório: perspectivas para a atratividade na carreira docente.

Maria Letícia Neves; Michelle Fernandes Lima
Capítulo de livro (Ebook) Pedro & João Editores

Os processos de privatização em Redes Municipais de ensino do Paraná: inquietações, buscas e desafios da educação pública. 

Maria Letícia Neves, Sheila Fabiana de Quadros, Michelle Fernandes de Lima
Capítulo de livro (Ebook) Arco Editores

Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre a Língua Portuguesa para o 1° e 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Caroline Aparecida Santiago Alibosek, Rejane Klein
Categoria Revista/ Editora Título Autores
Capítulo de livro Editora Curitiba No Brasil: considerações sobre os novos disciplinamentos em curso.. Michelle Fernandes Lima, Anita Schlesener
Capítulo de livro Editora Todas as Musas A atuação da Fundação Lemann nas Politicas Educacionais Brasileiras Kelly Leticia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima
Capítulo de livro Editora Dictio Brasil O estágio não obrigatório e o curso de Pedagogia: uma análise necessária Maria Letícia Neves;  Michelle Fernandes Lima
Artigo Editora UEPG O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná. Kelly Leticia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima
Artigo REDIB As pesquisas sobre o PIBID como foco de análise: as abordagens teórico-metodológicos utilizadas Camila Santos Cornelo, Michelle Fernandes Lima, Marisa Schneckenberg
Capítulo de livro Editora Apprehendere Estado da arte da relação entre o público e o privado e a tendência do uso de sistema apostilado na educação infantil Elisandra Czecalski; Marisa Schneckenberg
Capítulo de livro Todas as Musas Reflexões sobre a sociologia de Pierre Bourdieu e relações com a formação docente e a escola. Vanderleia Gura; Rayane Regina Scheidt Gasparello; Marisa Schneckenberg
Artigo Horizontes O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto Andréa de paula Pires; Marisa Schneckenberg
Artigo Finefuca – Revista de Financiamento da Educação A utilização de sistemas privados de ensino na educação pública:o divórcio entre a teoria e a prática nas políticas educacionais. Elisandra Czecalski; Marisa Schneckenberg
Artigo Revista UEPG O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná Kelly Leticia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima
Artigo VI Seminário Internacional de Pesquisa do Greppe – Privatização da Educação Básica: novos diálogos. Agentes Privados na esfera educacional municipal. Kelly Leticia da Silva Sakata
Capítulo de livro Editora UNIEDUSUL Programa de Execução de Alternativa Penais-Patronato de Irati (PR) Caroline Aparecida Alibosek;  Victa Ogg Jonson Gonçalves; Aline Bianco; Bruna Stoski; Mirian Chicalski; Gustavo Zanbenedetti;  Michelle Fernandes Lima; Denis Musial
Artigo Editora Apprehendere A valorização docente e a Educação Infantil na microrregião de Irati-Paraná:alguns indicadores Maria Letícia Neves, Michelle Fernandes Lima
Artigo Revista Educação Especial Educação Inclusiva: um diálogo com a Educação Básica a partir do Ciclo de Políticas Priscila Pacheco, Elisandra Aparecida Czekalski, Khaled Omar Mohamad El Tassa, Gilmar de Carvalho Cruz
Artigo Editora Eulim Gênero e sexualidade: o currículo como um artefato de reproduções heteronormativas Joana Cristina Burnato, Francine Cordeiro Bobato
Capítulo de livro Todas as Musas Feitos de Arte: refletindo sobre práticas musicais na educação infantil Rayane Regina Scheidt Gasparello, Francine Cordeiro Bobato
Artigo X Seminário de Pedagogia O atendimento aos dispositivos da Lei 12.796/2013 na rede municipal de educação de Prudentópolis STOCKI, A. K. ; BOBATO, F. C. .
Artigo X Seminário de Pedagogia Os desafios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos para conclusão da Educação
Básica
FRANCA, A. E. ; BOBATO, F. C. .
Artigo X Seminário de Pedagogia O espaço e a importância das linguagens artísticas na Educação Infantil. RIBEIRO, F. A. ; BOBATO, F. C. .
Artigo X Seminário de Pedagogia Um estudo sobre a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental ASSIS, G. ; BOBATO, F. C.
Artigo X Seminário de Pedagogia O texto literário para além da gramática: formando leitores críticos. PENTEADO, I. ; BOBATO, F. C
Artigo X Seminário de Pedagogia Articulação das escolas entre a avaliação nacional prova Brasil,  com o sistema de avaliação dos professores MOLINARI, C. ; BOBATO, F. C. .
Artigo Práxis Educativa As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura Sheila Fabiana Quadros
Artigo   A relação entre mercado de trabalho e as políticas de formação do professor na sociedade capitalista Marta Rosani Taras Vaz
Artigo Atos de Pesquisa O trabalho e a formação humana à luz da ontologia do ser social Marta Rosani Taras Vaz, Gisele Masson
Artigo Cadernos Eletrônicos de Ciências Sociais   Teorias sobre o estado moderno e contribuições para a análise das políticas educacionais. Marta Rosani Taras Vaz
Capítulo de livro Editora UNIEDUSUL Estudo de caso: O trabalho com a família no processo de reinserção social de um egresso
do sistema penal
Victa Ogg Jonson Gonçalves; Denis Cezar Musial; Sheila Fabiana de Quadros; Gustavo Zanbenedetti
Categoria Revista/Editora Título Autores
Artigo Revista Teias Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): um estudo preliminar Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima
Artigo Eccos Revista Científica Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu Rayane Regina Scheidt Gasparello, Debora Cristina Jeffrey  e Marisa Schneckenberg
Artigo Jornal de Políticas Educacionais Apontamentos sobre o conceito de democracia em Joseph A. Schumpeter e Jürgen Habermas Michelle Fernandes Lima; Kelly Leticia da Silva Sakata
Capítulo de livro Pesquisa em educação: entre caminhos e possibilidades A recepção das ideias de Gramsci nas pesquisas em educação no Brasil Elem Lustosa; Michelle Fernandes Lima
Artigo Impulso, Piracicaba As formas de provimento na gestão democrática da educação pública e seus impactos na valorização docente Maria Letícia Neves; Marisa Schneckenberg Michelle Fernandes Lima
Capítulo de livro Pesquisa em educação: entre caminhos e possibilidades Estágio Curricular Não Obrigatório no Curso de Pedagogia: aproximações iniciais Maria Letícia Neves, Michelle Fernandes Lima
Artigo Revista Internacional de Formação de Professores Gestão democrática da escola: análise da meta 19 do plano nacional de educação Rayane Regina Scheidt Gasparello,  Pedro Ganzelli e  Cristiane Machado
Artigo Revista UEPG Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e hegemonia em Gramsci Michelle Fernandes Lima,  Kelly Leticia da Silva Sakata
Artigo Semana de Pedagogia – UNICENTRO Políticas Avaliativas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): levantamentos iniciais Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima
Artigo Revista Spacios Valorização docente: análise dos planos de carreira e do vencimento inicial e final dos professores da microrregião de Prudentópolis-PR Rayane Regina Scheidt Gasparello, Vanderleia Gura, Elisângela Chlebovski Martins
Artigo Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
Vencimentos dos professores das Redes Municipais das Mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná Michelle Fernandes Lima, Gisele Masson, Artur Lourival da Fonseca Machado
Categoria Revista/Editora Título Autores
Artigo Práxis Educativa A (des)valorização profissional docente: implicações da oferta e demanda de pedagogos no Paraná (2009-2013). Marta Rosani Taras Vaz; Gisele Masson
Artigo Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa A disciplina de Política Educacional nos cursos de Pedagogia: um estudo preliminar.  Michelle Fernandes Lima; Gislaine Macedo Marçal Perão.
Artigo Revista Querubim As micropolíticas na implementação do programa de desenvolvimento educacional: PDE/PR: Operacionalização e percepção dos participantes na área da gestão escolar no contexto da Unicentro/I. Rayane Regina Scheidt Gasparello; Elisângela Chlebovski Martins; Marisa Schneckenberg
Artigo Revista de Ciências Humanas Estudo Bibliográfico sobre os processos de formação continuada dos docentes no Estado do Paraná: Governo Jaime Lerner e Governo Roberto Requião. Rayane Regina Scheidt Gasparello; Marisa Schneckenberg
Artigo Revista de Política e Gestão Educacional Formação continuada de professores: racionalidade técnica versus desenvolvimento profissional. Rayane Regina Scheidt Gasparello; Marisa Schneckenberg
Artigo Revista ensaios e Pesquisa em Educação Leituras de Estado em Gramsci e suas apropriações nas pesquisas em políticas educacionais. Elem Lustosa; Michelle Fernandes Lima
Artigo Educação, Cultura e Sociedade O Estado e as Políticas Educacionais: O discurso humanitário da inclusão de pessoas com deficiências. Michelle Fernandes Lima; Ilson José Pereira da Luz.
Artigo Eccos Revista Científica Políticas de democratização da educação superior na perspectiva metodológica de Antonio Gramsci. Michelle Fernandes Lima; Regina Maria Michelotto
Artigo Revista de Política e Gestão Educacional Percurso histórico das políticas de formação continuada paranaense: características e experiências de 1999 a 2006. Rayane Regina Scheidt Gasparello; Marisa Schneckenberg
Categoria Revista/Editora Título Autores
Artigo Labor

A Gratuidade do Ensino Público: Como a Questão do Ensino Público se Apresenta no Documento Final do PNE 2014-2024. 

Maria Jozelia Zanlorenzi; Michelle Fernandes Lima

Capítulo de livro Editora Curitiba A investigação em politicas educacionais na perspectiva gramsciana: aproximações iniciais.  Elem Lustosa; Michelle Fernandes Lima
Capítulo de livro Editora Dictio Brasil A pesquisa no Curso de Pedagogia e sua relação com a Educação Básica  Michelle Fernandes Lima; Luciane Chimel 
Capítulo de livro Editora UPEG As pesquisas no campo das politicas educacionais: contribuições de Antonio Gramsci. Michelle Fernandes Lima
Artigo Revista de Política e Gestão Educacional Avanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE).  Michelle Fernandes Lima; Miriane Soares de Oliveira; Andriele Guardacheski Petrouski
Capítulo de livro Editora Mares Politicas para a infância: a obrigatoriedade da matrícula de crianças de 4 anos  Michelle Fernandes Lima; Maria Letícia Neves 
Capítulo de livro Editora Curitibs O conhecimento para Gramsci e sobre Gramsci.  Michelle Fernandes Lima; Regina Maria Michelotto
Capítulo de livro

Editora Dicitio Brasil

Um estudo sobre as ações afirmativas nas Universidades Estaduais do Paraná.

Suelen Janaína Oliveia, Michelle Fernandes Lima

Capítulo de livro Editora Mares Politicas para a infância: a obrigatoriedade da matrícula de crianças de 4 anos Maria Letícia Neves; Michelle Fernandes Lima 
Capítulo de livro Editora Dictio Brasil Projeto pedagógico do curso de Pedagogia: implicações para profissionalidade  Carmem Andrade; Michelle Fernandes Lima