Nessa página você pode acompanhar as publicações dos membros do Grupo de Pesquisa, basta acessar as guias abaixo e encontrará as publicações organizadas por ano. Confira!
Categoria | Revista/Editora | Título | Autores |
Artigo publicado em revista/periódico | Práxis e Hegemonia Popular | Aparelhos privados de hegemonia na educação paranaense | Jussara de Fátima Ivanski Ruppel; Michelle Fernandes Lima |
Artigo publicado em evento | II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica – II SinmaEPT | Grupos Operativos de Aprendizagem no Ensino Superior | Ana Bela dos Santos; Fernanda Vieiro Dias |
Resumo Expandido publicado em evento | XIII Semana de Estudos do Curso de Pedagogia: cenário atual da política educacional para a formação docente e a gestão da educação | Apontamentos sobre as políticas de formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | Marylia Gabriela Ortis da Fonseca; Caroline Biernaski Ortis; Michelle Fernandes Lima |
Resumo Expandido publicado em evento |
XIII Semana de Estudos do Curso de Pedagogia: cenário atual da política educacional para a formação docente e a gestão da educação | As pesquisas sobre o grêmio estudantil: um mapeamento das produções científicas dos programas de pós-graduação em educação brasileiros | Elis Daiane Ribeiro Sava; Marisa Schneckenberg |
Categoria | Revista/Editora | Título | Autores |
Artigo publicado em evento | UNIOESTE – Anais | Os conceitos clássicos gramsciano na área de políticas educacionais | Fernanda Cristina Zimmermann Dorne; Cleverson Salache |
Artigo publicado em evento | XII Semana de estudos do curso de Pedagogia: “Educação como prática da autonomia e liberdade: o legado de Paulo Freire.” | Transtorno depressivo na infância: carência de encaminhamentos pedagógicos. | Monica Grutka; Adriane Meyer Vassão. |
Artigo publicado em evento | XII Semana de estudos do curso de Pedagogia: “Educação como prática da autonomia e liberdade: o legado de Paulo Freire.” | A atuação do grêmio estudantil na gestão escolar: uma análise documental em duas instituições de ensino do município de Irati-PR | Elis Daiane Ribeiro Sava; Marisa Schneckenberg |
Artigo publicado em evento | Atos de Pesquisa em Educação (FURB) | Atuação dos agentes privados em redes de ensino públicas municipais da mesorregião sudeste do Paraná | Kelly Letícia da Silva Sakata; Michelle Fernandes Lima; Graciele Lipsuch |
Artigo publicado em evento | III Colóquio Internacional Antonio Gramsci | As parcerias público-privadas no âmbito educacional: perspectiva gramsciana | Kelly Letícia da Silva Sakata; Michelle Fernandes Lima |
Resumo Expandido publicado em evento | ANPAE (Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação: ANPAE/PR) | A nova gestão pública na educação: os resultados como sinônimo de qualidade | Fernanda Cristina Zimmermann Dorne; Michelle Fernandes Lima |
Resumo Expandido publicado em evento | NESPOM (Congresso Internacional de Pesquisa) | O conceito de habitus é campo de Pierre Bourdieu, sua atuação no uso das tecnologias digitais no Sistema Municipal de Ensino Público em período de pandemia da Covid-19 | Maria Danieli Ferreira de Souza; Marisa Schneckenberg |
Resumo Expandido publicado em evento | Práxis e Hegemonia Popular | A Teoria Gramsciana e a Pesquisa em Políticas Educacionais | Kelly Letícia da Silva Sakata |
Artigo publicado em revista/periódico | Revista Pleiade | BNCC e o Processo de Ensino e Aprendizagem: A Contribuição das Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas | Patrícia Maria Bonato; Marisa Schneckenberg |
Artigo publicado em revista/periódico | Jornal de Políticas Educacionais | Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes municipais de ensino da microrregião de Irati/Paraná | Caroline Biernaski; Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de Livro | Uniedusul | Democracia Representativa: realmente nos representa? | Fernanda Pontarollo, Maria Daniele F. De Souza , Patricia Maria Bonato e Marisa Schneckenberg |
Capítulo de Livro | Bagai | Políticas públicas no Brasil: O novo FUNDEB e as garantias constitucionais | Kelly Letícia da Silva Sakata; Susana Aparecida Alves Cius |
Capítulo de Livro | Editora CRV | Inclusão e Acessibilidade: Projetos pedagógicos e os cursos de Pedagogia | Kelly Letícia da Silva Sakata |
Capítulo de Livro (E-book) | Guarapuava Apprehendere | Educação a Distância – EAD: Uma discussão a respeito da democratização ou um expansão mercantil? | Patricia Maria Bonato; Marisa Schneckenberg |
Categoria | Revista/Editora | Título | Autores |
Artigo publicado em revista/periódico | Jornal de Políticas Educacionais | A qualidade educacional: da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável ao grupo de institutos, fundações e empresas (GIFE) | Kelly Letícia da Silva Sakata |
Artigo publicado em revista/periódico | PIMENTA CULTURAL São Paulo – SP | Utopia e realidade: a educação em direitos humanos. |
Victa Ogg Jonson Gonçalves; Jussara de Fátima Ivanski Ruppel; Maria Danieli Ferreira de Souza |
Artigo publicado em revista/periódico |
Revista Cocar v. 15 n. 32 (2021): fluxo contínuo |
Formação Inicial do Pedagogo Gestor: uma análise nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UNICENTRO – Campus Guarapuava e Irati | Vanderléia Gura; Marisa Scheneckenberg |
Artigo publicado em revista/periódico | Revista Aproximação | Apontamentos preliminares sobre política, políticas públicas da Educação a Distância e a constituição das pesquisas na área | Vanêssa de Cássia Oliveira; Marisa Schneckenberg |
Artigo publicado em revista/periódico |
Relepe |
A relação público-privado como objeto de pesquisa no campo da Política Educacional: teoria gramsciana em foco | Kelly Leticia da Silva Sakata; Douglas Christian Ferrari de Melo |
Artigo publicado em revista/periódico | Todas as Musas | Os Desafios do sistema educacional em tempos de pandemia: ações e recomendações da conjuntura política para o ensino básico do Estado do Paraná | Maria Danieli Ferreira de Souza; Marisa Schneckenberg |
Artigo publicado em revista/periódico | Revista Educação & Emancipação | Eleição para diretores e diretoras das escolas municipais de Ponta Grossa – Paraná: Análise da estratégia 19.2 do Plano Municipal de Educação | Kelly Letícia da Silva Sakata; Elisangela Scaff |
Artigo publicado em revista/periódico | Revista de Educação Popular | O trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Irati, Paraná. | Kelly Letícia da Silva Sakata; Letícia Chylajenko |
Artigo publicado em revista/periódico | Revista de Estudios Teóricos Y Epistemológicos en Política Educativa | A relação público-privado como objeto de pesquisa no campo da Política Educacional: teoria gramsciana em foco. | Kelly Letícia da Silva Sakata; Douglas de Melo |
Artigo publicado em revista/periódico | FUCAMP Cadernos | Nísia Floresta: uma história de educação e feminismo. | Kelly Letícia da Silva Sakata; Caroline Cupozak Viana |
Artigo publicado em revista/periódico | Revista Aproximação | O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia a distância da Unicentro/Irati | Marisa Schneckenberg; Sandra Aparecida Machado Polon; Patrícia Maria Bonato |
Resumo Expandido publicado em evento | XXX EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica | A teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil: um mapeamento da produção científica dos programas de Pós graduação em educação e/ou áreas afins no período de 2016-2020. | Monica Grutka; Marisa Schneckenberg |
Resumo Expandido publicado em evento | XXX EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica | A teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil: um mapeamento da produção científica dos programas de Pós graduação em educação e/ou áreas afins no período de 2010-2015 | Elis Daiane Ribeiro Sava; Marisa Schneckenberg |
Resumo Expandido publicado em evento | ANPAE (XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação) | A gestão educacional e o grupo de institutos, fundações e empresas (GIFE) | Kelly Letícia da Silva Sakata; Letícia Chylajenko |
Resumo Expandido publicado em evento | ANPAE (XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação) | O curso de Pedagogia no Paraná e a Pedagogia Social | Kelly Letícia da Silva Sakata; Letícia Chylajenko |
Capítulo de Livro | Editora Schreiben | A gestão por resultados e suas implicações junto ao direito educacional. | Kelly Letícia da Silva Sakata |
Capítulo de Livro | Bagai | A proposta educacional do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) no contexto da Covid-19: análise crítica. | Kelly Letícia da Silva Sakata; Joseli Guimaraes; Luciane Chimel |
Capítulo de Livro (E-book) | Guarapuava Apprehendere | Educação a Distância – EAD: Uma discussão a respeito da democratização ou uma expansão mercantil? | Patricia Maria Bonato; Marisa Schneckenberg |
Categoria | Revista/Editora | Título | Autores |
Artigo | Revista Educação (UFSM) | Atratividade no ingresso e permanência na carreira docente em redes municipais de educação | Michelle Fernandes Lima, Gisele Masson |
Artigo | Revista Roteiro | As parcerias público- privadas: Reflexões sobre o conceito de hegemonia no contexto das políticas educacionais municipais | Kelly Letícia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro (Ebook) |
Mares Editores
|
A elaboração do projeto de pesquisa no curso de Pedagogia: Breves apontamentos. | Luciane Chimel, Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro (Ebook) | Mares Editores | Atuação do Pedagogo Social no Programa de Alternativas penais – Patronato – Irati – Paraná. | Victa Ogg Jonson Gonçalves; Marisa Schneckenberg |
Artigo | Revista Querubim
|
Desafios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos para a conclusão da educação básica. | Andréia Eloisa França e Francine Cordeiro Bobato |
Artigo | Revista Querubim | Evasão no curso de Pedagogia no município de Prudentópolis ? PR: um estudo de caso. | Sandra Kotula e Francine Cordeiro Bobato |
Artigo | Editora Roteiro | As parcerias público-privadas: reflexões sobre o conceito de hegemonia no contexto das políticas educacionais municipais. | Kelly Leticia da Silva Sakata; Michelle Fernandes Lima. |
Artigo | Praxis Educativa | Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro. | Anita Helena Schlesener; Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Revista Educação Em Debate | Agentes Públicos e Privados no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. | Jaqueline Boeno D’Ávila, Michelle Fernandes Lima |
Artigo |
Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa |
Andréa de Paula Pires, Marisa Schneckenberg | |
Artigo |
Olhar de Professor |
Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima | |
Artigo | Revista Educação em Debate |
O estágio não obrigatório: perspectivas para a atratividade na carreira docente. |
Maria Letícia Neves; Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro (Ebook) | Pedro & João Editores | Maria Letícia Neves, Sheila Fabiana de Quadros, Michelle Fernandes de Lima | |
Capítulo de livro (Ebook) | Arco Editores | Caroline Aparecida Santiago Alibosek, Rejane Klein |
Categoria | Revista/ Editora | Título | Autores |
Capítulo de livro | Editora Curitiba | No Brasil: considerações sobre os novos disciplinamentos em curso.. | Michelle Fernandes Lima, Anita Schlesener |
Capítulo de livro | Editora Todas as Musas | A atuação da Fundação Lemann nas Politicas Educacionais Brasileiras | Kelly Leticia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro | Editora Dictio Brasil | O estágio não obrigatório e o curso de Pedagogia: uma análise necessária | Maria Letícia Neves; Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Editora UEPG | O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná. | Kelly Leticia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima |
Artigo | REDIB | As pesquisas sobre o PIBID como foco de análise: as abordagens teórico-metodológicos utilizadas | Camila Santos Cornelo, Michelle Fernandes Lima, Marisa Schneckenberg |
Capítulo de livro | Editora Apprehendere | Estado da arte da relação entre o público e o privado e a tendência do uso de sistema apostilado na educação infantil | Elisandra Czecalski; Marisa Schneckenberg |
Capítulo de livro | Todas as Musas | Reflexões sobre a sociologia de Pierre Bourdieu e relações com a formação docente e a escola. | Vanderleia Gura; Rayane Regina Scheidt Gasparello; Marisa Schneckenberg |
Artigo | Horizontes | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto | Andréa de paula Pires; Marisa Schneckenberg |
Artigo | Finefuca – Revista de Financiamento da Educação | A utilização de sistemas privados de ensino na educação pública:o divórcio entre a teoria e a prática nas políticas educacionais. | Elisandra Czecalski; Marisa Schneckenberg |
Artigo | Revista UEPG | O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná | Kelly Leticia da Silva Sakata, Michelle Fernandes Lima |
Artigo | VI Seminário Internacional de Pesquisa do Greppe – Privatização da Educação Básica: novos diálogos. | Agentes Privados na esfera educacional municipal. | Kelly Leticia da Silva Sakata |
Capítulo de livro | Editora UNIEDUSUL | Programa de Execução de Alternativa Penais-Patronato de Irati (PR) | Caroline Aparecida Alibosek; Victa Ogg Jonson Gonçalves; Aline Bianco; Bruna Stoski; Mirian Chicalski; Gustavo Zanbenedetti; Michelle Fernandes Lima; Denis Musial |
Artigo | Editora Apprehendere | A valorização docente e a Educação Infantil na microrregião de Irati-Paraná:alguns indicadores | Maria Letícia Neves, Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Revista Educação Especial | Educação Inclusiva: um diálogo com a Educação Básica a partir do Ciclo de Políticas | Priscila Pacheco, Elisandra Aparecida Czekalski, Khaled Omar Mohamad El Tassa, Gilmar de Carvalho Cruz |
Artigo | Editora Eulim | Gênero e sexualidade: o currículo como um artefato de reproduções heteronormativas | Joana Cristina Burnato, Francine Cordeiro Bobato |
Capítulo de livro | Todas as Musas | Feitos de Arte: refletindo sobre práticas musicais na educação infantil | Rayane Regina Scheidt Gasparello, Francine Cordeiro Bobato |
Artigo | X Seminário de Pedagogia | O atendimento aos dispositivos da Lei 12.796/2013 na rede municipal de educação de Prudentópolis | STOCKI, A. K. ; BOBATO, F. C. . |
Artigo | X Seminário de Pedagogia | Os desafios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos para conclusão da Educação Básica |
FRANCA, A. E. ; BOBATO, F. C. . |
Artigo | X Seminário de Pedagogia | O espaço e a importância das linguagens artísticas na Educação Infantil. | RIBEIRO, F. A. ; BOBATO, F. C. . |
Artigo | X Seminário de Pedagogia | Um estudo sobre a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental | ASSIS, G. ; BOBATO, F. C. |
Artigo | X Seminário de Pedagogia | O texto literário para além da gramática: formando leitores críticos. | PENTEADO, I. ; BOBATO, F. C |
Artigo | X Seminário de Pedagogia | Articulação das escolas entre a avaliação nacional prova Brasil, com o sistema de avaliação dos professores | MOLINARI, C. ; BOBATO, F. C. . |
Artigo | Práxis Educativa | As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura | Sheila Fabiana Quadros |
Artigo | A relação entre mercado de trabalho e as políticas de formação do professor na sociedade capitalista | Marta Rosani Taras Vaz | |
Artigo | Atos de Pesquisa | O trabalho e a formação humana à luz da ontologia do ser social. | Marta Rosani Taras Vaz, Gisele Masson |
Artigo | Cadernos Eletrônicos de Ciências Sociais | Teorias sobre o estado moderno e contribuições para a análise das políticas educacionais. | Marta Rosani Taras Vaz |
Capítulo de livro | Editora UNIEDUSUL | Estudo de caso: O trabalho com a família no processo de reinserção social de um egresso do sistema penal |
Victa Ogg Jonson Gonçalves; Denis Cezar Musial; Sheila Fabiana de Quadros; Gustavo Zanbenedetti |
Categoria | Revista/Editora | Título | Autores |
Artigo | Revista Teias | Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): um estudo preliminar | Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Eccos Revista Científica | Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu | Rayane Regina Scheidt Gasparello, Debora Cristina Jeffrey e Marisa Schneckenberg |
Artigo | Jornal de Políticas Educacionais | Apontamentos sobre o conceito de democracia em Joseph A. Schumpeter e Jürgen Habermas | Michelle Fernandes Lima; Kelly Leticia da Silva Sakata |
Capítulo de livro | Pesquisa em educação: entre caminhos e possibilidades | A recepção das ideias de Gramsci nas pesquisas em educação no Brasil | Elem Lustosa; Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Impulso, Piracicaba | As formas de provimento na gestão democrática da educação pública e seus impactos na valorização docente | Maria Letícia Neves; Marisa Schneckenberg Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro | Pesquisa em educação: entre caminhos e possibilidades | Estágio Curricular Não Obrigatório no Curso de Pedagogia: aproximações iniciais | Maria Letícia Neves, Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Revista Internacional de Formação de Professores | Gestão democrática da escola: análise da meta 19 do plano nacional de educação | Rayane Regina Scheidt Gasparello, Pedro Ganzelli e Cristiane Machado |
Artigo | Revista UEPG | Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e hegemonia em Gramsci | Michelle Fernandes Lima, Kelly Leticia da Silva Sakata |
Artigo | Semana de Pedagogia – UNICENTRO | Políticas Avaliativas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): levantamentos iniciais | Graciele Lipsuch, Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Revista Spacios | Valorização docente: análise dos planos de carreira e do vencimento inicial e final dos professores da microrregião de Prudentópolis-PR | Rayane Regina Scheidt Gasparello, Vanderleia Gura, Elisângela Chlebovski Martins |
Artigo | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação |
Vencimentos dos professores das Redes Municipais das Mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná | Michelle Fernandes Lima, Gisele Masson, Artur Lourival da Fonseca Machado |
Categoria | Revista/Editora | Título | Autores |
Artigo | Labor |
Maria Jozelia Zanlorenzi; Michelle Fernandes Lima |
|
Capítulo de livro | Editora Curitiba | A investigação em politicas educacionais na perspectiva gramsciana: aproximações iniciais. | Elem Lustosa; Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro | Editora Dictio Brasil | A pesquisa no Curso de Pedagogia e sua relação com a Educação Básica | Michelle Fernandes Lima; Luciane Chimel |
Capítulo de livro | Editora UPEG | As pesquisas no campo das politicas educacionais: contribuições de Antonio Gramsci. | Michelle Fernandes Lima |
Artigo | Revista de Política e Gestão Educacional | Avanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE). | Michelle Fernandes Lima; Miriane Soares de Oliveira; Andriele Guardacheski Petrouski |
Capítulo de livro | Editora Mares | Politicas para a infância: a obrigatoriedade da matrícula de crianças de 4 anos | Michelle Fernandes Lima; Maria Letícia Neves |
Capítulo de livro | Editora Curitibs | O conhecimento para Gramsci e sobre Gramsci. | Michelle Fernandes Lima; Regina Maria Michelotto |
Capítulo de livro |
Editora Dicitio Brasil |
Um estudo sobre as ações afirmativas nas Universidades Estaduais do Paraná. |
Suelen Janaína Oliveia, Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro | Editora Mares | Politicas para a infância: a obrigatoriedade da matrícula de crianças de 4 anos | Maria Letícia Neves; Michelle Fernandes Lima |
Capítulo de livro | Editora Dictio Brasil | Projeto pedagógico do curso de Pedagogia: implicações para profissionalidade | Carmem Andrade; Michelle Fernandes Lima |