PESQUISAS : (Fevereiro 2023)

 

  • Os estudos e pesquisas serão realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (PPGE/UNICENTRO). Pesquisas vinculadas ao grupo: iniciação cientifica, mestrado e doutorado.
  • Principais temas e problemáticas:
  • 1. Políticas Educacionais Contemporâneas: politicas curriculares e a gestão no contexto de privatização da educação pública.
  • 2. A pesquisa em políticas educacionais com o foco nos aspectos teóricos e metodológicos. Com foco: Gramsci e Bourdieu

 

PESQUISAS CONCLUÍDAS:

 

  • Outra frente de pesquisa em parceria com o Observatório do Ensino Médio (UFPR): Politicas Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um estudo sobre a produção acadêmica.
  • Indicadores dos processos de privatização nas redes de ensino municipais da Mesorregião Sudeste do Pr.
  • VALORIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ 

 

PÓS DOUTORADO CONCLUÍDO:

 

Michelle Fernandes Lima: Valorização docente: em estudo sobre os planos de carreira nas redes municipais de educação das regiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná. Supervisão: Gisele Masson Pós Doutorado. Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016-2017)

Marisa Schneckenberg: Apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022) Supervisão Jorge Gorostiaga Pós-Doutorado. Universidad Nacional de San Martin, UNSAN, Argentina. (2022-2023)

 

PÓS DOUTORADO EM ANDAMENTO

 

  • O Mapa do Empresariamento das Políticas Educacionais no Paraná (Michelle Fernandes Lima) Supervisão: Anita Helena Schlesener (UTP/PR) (2023-2024)
  • A participação de entidades privadas no desenvolvimento das políticas educacionais do município de Ponta Grossa-PR (Graziela Ferreira de Souza) Supervisão: Marisa Schneckenberg (2023-2024)

 

TESES EM ANDAMENTO

 

  • APROPRIAÇÃO DAS CATEGORIAS GRAMSCIANAS  NAS TESES SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS (Elem Lustosa) Orientadora: Michelle Fernandes Lima
  • BANCO MUNDIAL  E O PROJETO MULTISSETORIAL NO PARANÁ (Fernanda Cristina Dorne) Orientadora: Michelle Fernandes Lima
  • FREUD E BOURDIEU: UM CAMPO DE APROXIMAÇÕES E DESENLACES: (Ana Bela dos Santos) Orientadora: Marisa Schneckenberg
  • ATRATIVIDADE PARA O INGRESSO NOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ (Maria Leticia Neves) Orientadora: Michelle Fernandes Lima

 

DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO

 

  • PODER SIMBÓLICO NA ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA REDE BÁSICA DE ENSINO DE PRUDENTÓPOLIS/PR (Fernanda  Pontarollo) Orientadora: Marisa Schneckenberg
  • A FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNICENTRO 2010 – 2014 (Patricia Bonato) Orientadora: Marisa Schneckenberg
  • PROJETO FORMATIVO PREVISTO NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS IMPLICAÇÕES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA (Marylia Gabriela Ortis Fonseca) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
  • A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE O GRÊMIO ESTUDANTIL E OS GESTORES ESCOLARES (Elis Daiane Ribeiro) Orientadora: Marisa Schneckenberg
  • OS GRUPOS DE PESQUISA QUE ATUAM NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DE PIERRE BOURDIEU (Mônica Grutka)  Orientadora: Marisa Schneckenberg

 

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS:

 

2023: Dissertações concluídas: Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2023/

  • A ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NAS REDES MUNICIPAIS DA MESORREGIÃO SUDESTE PARANAENSE: EM DESTAQUE O PROJETO TRILHAS (Caroline Santiago) Orientadora: Michelle Fernandes Lima
  • OS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(BNCC) NO PRANÁ: EM DESTAQUE O INSTITUTO REUNA (Jussara de Fatima Ivanski Ruppel) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima

 

2022: Dissertações concluídas: Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2022/

  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO SISTEMA EDUCACIONAL E OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO: MARIA DANIELI FERREIRA DE SOUZA  Orientadora: Marisa Schneckenberg

 

2021: Dissertações concluídas: Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2021/ 

  • AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2018 (RAFAEL DE PAULA GOETTEN) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
  • A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO): DO ASPECTO HISTÓRICO DA EaD À ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA (VANÊSSA DE CÁSSIA OLIVEIRA) Orientadora: Marisa Schneckenberg
  • UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ALTERNATIVAS PENAIS PATRONATO IRATI-PR: COM ÊNFASE NO TRABALHO DA ÁREA DE PEDAGOGIA (VICTA OGG JONSON GONÇALVES) Orientadora: Marisa Schneckenberg

 

2020: Dissertações concluídas: Disponível em:  https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2020/?doing_wp_cron=1652118922.2036569118499755859375

  • ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DAS DISSERTAÇÕES DA LINHA 1 “POLÍTICAS EDUCACIONAIS, HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO” DO PPGE/UNICENTRO (Luciane Chimel – 2020) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM ÊNFASE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE CAMPI GUARAPUAVA E IRATI   (Vanderleia Gura – 2020) Orientadora: Marisa Schneckenberg
  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): NOVOS (VELHOS) MECANISMOS DE CONTROLE E RESPONSABILIZAÇÃO (Graciele Lipsuch – 2020) Orientadora: Michelle Fernandes Lima
  •  A CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IRATI-PR.: ENTRE O COMPROMISSO DOS PAIS E A DESRESPONSABILIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO (Joseli Aparecida Vieira Guimarães – 2020) Orientadora: Michelle Fernandes Lima
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ARGENTINA: UM ESTUDO COMPARADO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO (Paloma Domingues Ferreira – 2020) Orientador: Gilmar de Carvalho Cruz

 

2019: Dissertações concluídas: Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2019/

  • O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CARACTERIZAÇÕES, AÇÕES E CONTRADIÇÕES (2019). (Camila Santos Cornelo) Orientador: Marisa Schneckenberg
  • PARCERIA PÚBLICO PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE O USO DE MATERIAL APOSTILADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IRATI – PR (2019) (Elisandra Czekalski) Orientador: Marisa Schneckenberg
  • O ESTÁGIO CURRICULAR NÃO-OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PARANÁ (2019).  (Maria Letícia Neves)  Orientador (a): Michelle Fernandes Lima

 

2018: Dissertações concluídas: Disponível em:  https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2018/

  • PROGRAMA GESTÃO PARA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (2018). (Kelly Letícia Silva Sakata)  Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
  • AS INFLUÊNCIAS DOS AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Jaqueline Boeno DAvila) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
  • EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL (PR)- O CASO DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO E A EMPRESA ALLIANCE ONE: A IDEOLOGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (Géssica Karoline de Andrade) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
  • IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ (Ilson José Pereira da Luz) Orientador (a): Marisa Schneckenberg

 

2017: Dissertações concluídas: Disponível emhttps://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2017/

  • O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI E AS SUAS APROPRIAÇÕES NAS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS (2017) (Elem Lustosa) Orientador (a): Michelle Fernandes Lima

 

2016: Dissertações concluídas:  Disponível em:  https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2016/

  • A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR: desafios e perspectivas da gestão escolar (Elisângela Chlebovski Martins) Orientador (a): Marisa Schneckenberg
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do  Paraná e a formação dos profissionais da educação no âmbito da gestão escolar (Rayane Regina Scheidt Gasparelo) Orientador (a): Marisa Schneckenberg
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – E A PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL – PR (Andréa de Paula Pires) Orientador (a): Marisa Schneckenberg