O profissional na área de filosofia, o filósofo

 A Licenciatura em Filosofia possibilita a atuação em atividades de magistério em escolas de Ensino Fundamental e Médio, universidades e outras instituições que se voltam para a educação. Além disso, há outras áreas nas quais o(a) Licenciado(a) em filosofia pode atuar como: Redações de Jornais, Editoras, Comitês de Éticas, Recursos Humanos, Assessoria político-partidária, entre outras.

Ademais, o curso desenvolve diversas habilidades e capacidades que refletem na totalidade da vida do sujeito, tanto nas diversas áreas profissionais como sociais e privadas.

Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação “a constituição das competências é requerimento à própria construção de conhecimentos, o que implica, primeiramente, superar a falsa dicotomia que poderia opor conhecimentos e competências. Não há real construção de conhecimentos sem que resulte, do mesmo movimento, a construção de competências.” (PARECER CNE/CP 9/2001, p. 32).

Por tal razão o Curso de Filosofia reafirma a proposta para que o acadêmico desenvolva as seguintes habilidades e competências para a licenciatura:

  1. sejam professores de filosofia para o ensino médio, com conhecimentos específicos da área e interdisciplinares;
  2. sejam capazes de realizar pesquisas e que se proponham desenvolver reflexão crítica sobre a realidade do homem e do mundo;
  3. sejam estimuladores do fazer filosofia através da construção de conhecimentos próprios pela problematização, a interrogação, o questionamento;
  4. sejam promotores de um ensino de qualidade integrado com a pesquisa e a extensão;
  5. oportunizem o conhecimento de diferentes tradições filosóficas, suas linhas de pensamento ao longo da história da filosofia;
  6. sejam incentivadores da leitura e do desenvolvimento de uma visão crítica de escolas filosóficas, autores e obras clássicas;
  7. sejam defensores do diálogo pluri-intercultural;.
  8. tenham condições de criar no aluno o gosto pela leitura das obras dos filósofos para construir sua própria cosmovisão;
  9. sejam capazes de possibilitar a reflexão sobre as ideias e o mundo contemporâneo sob a ótica da abertura e da crítica;
  10. sejam promotores do debate sobre a questão da ciência e do cientificismo e suas implicações atuais;
  11. sejam investigadores da complexidade e multiplicidade que perpassam os discursos filosófico-antropológicos;
  12. sejam capazes de construir um corpo de conhecimentos que resultem no questionamento das condições que influenciam o modo de ser e os valores que orientam o agir humano;
  13. possam desenvolver trabalho filosófico-reflexivo sobre a educação em diálogo permanente com outras áreas do conhecimento;
  14. cultivem o apreço ao respeito, à liberdade e à tolerância, cumprindo o que reza a LDB;
  15. sejam promotores do exercício da cidadania fundamentada nos ideais de igualdade, liberdade, solidariedade, democracia e justiça.
  16. sejam conhecedores do desenvolvimento humano em suas diferentes fases para facilitar a ação educativa de adolescentes e adultos;
  17. tenham domínio sobre os fundamentos pedagógicos necessários ao exercício profissional;
  18. tenham domínio das técnicas e conteúdos básicos para a pesquisa em filosofia.
  19. exercitem o desempenho profissional de licenciado em filosofia;
  20. sejam capazes de contribuir para a difusão do saber filosófico e sua necessidade para a inserção consciente na comunidade;
  21. saibam favorecer a prática de ensino articulada com a realidade sócio-pedagógica da comunidade.

Quanto ao desenvolvimento pessoal e geral ao se concluir o curso espera-se obter:

  1. capacidade filosófica de formular e propor soluções a problemas dos diversos campos do conhecimento e da vida;
  2. consciência crítica sobre a realidade sócio-histórica e política, o conhecimento, a razão, o trabalho e a sociedade, a família, a política, etc.;
  3. capacidade de analisar e interpretar os mais diversos tipos textos com rigor hermenêutico;
  4. compreensão do sentido e significado da vida, do homem e de sua cultura sob o rigor do raciocínio filosófico;
  5. percepção da não dissociação entre filosofia e ciências, entre saber técnico e agir pessoal e social;
  6. integração da crítica filosófica com o respeito à pessoa e a análise consciente da realidade;
  7. estar orientado para um agir ético;
  8. ter aperfeiçoado a capacidade discursiva e argumentativa, analítica e sintética.
  9. ter interesse e dedicar-se à pesquisa filosófica orientadora da prática de ensino, à atualização e autodesenvolvimento.
  10. possuir autonomia intelectual para analisar os mais diversos problemas e contextos.