O profissional na área de filosofia, o filósofo
A Licenciatura em Filosofia possibilita a atuação em atividades de magistério em escolas de Ensino Fundamental e Médio, universidades e outras instituições que se voltam para a educação. Além disso, há outras áreas nas quais o(a) Licenciado(a) em filosofia pode atuar como: Redações de Jornais, Editoras, Comitês de Éticas, Recursos Humanos, Assessoria político-partidária, entre outras.
Ademais, o curso desenvolve diversas habilidades e capacidades que refletem na totalidade da vida do sujeito, tanto nas diversas áreas profissionais como sociais e privadas.
Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação “a constituição das competências é requerimento à própria construção de conhecimentos, o que implica, primeiramente, superar a falsa dicotomia que poderia opor conhecimentos e competências. Não há real construção de conhecimentos sem que resulte, do mesmo movimento, a construção de competências.” (PARECER CNE/CP 9/2001, p. 32).
Por tal razão o Curso de Filosofia reafirma a proposta para que o acadêmico desenvolva as seguintes habilidades e competências para a licenciatura:
- sejam professores de filosofia para o ensino médio, com conhecimentos específicos da área e interdisciplinares;
- sejam capazes de realizar pesquisas e que se proponham desenvolver reflexão crítica sobre a realidade do homem e do mundo;
- sejam estimuladores do fazer filosofia através da construção de conhecimentos próprios pela problematização, a interrogação, o questionamento;
- sejam promotores de um ensino de qualidade integrado com a pesquisa e a extensão;
- oportunizem o conhecimento de diferentes tradições filosóficas, suas linhas de pensamento ao longo da história da filosofia;
- sejam incentivadores da leitura e do desenvolvimento de uma visão crítica de escolas filosóficas, autores e obras clássicas;
- sejam defensores do diálogo pluri-intercultural;.
- tenham condições de criar no aluno o gosto pela leitura das obras dos filósofos para construir sua própria cosmovisão;
- sejam capazes de possibilitar a reflexão sobre as ideias e o mundo contemporâneo sob a ótica da abertura e da crítica;
- sejam promotores do debate sobre a questão da ciência e do cientificismo e suas implicações atuais;
- sejam investigadores da complexidade e multiplicidade que perpassam os discursos filosófico-antropológicos;
- sejam capazes de construir um corpo de conhecimentos que resultem no questionamento das condições que influenciam o modo de ser e os valores que orientam o agir humano;
- possam desenvolver trabalho filosófico-reflexivo sobre a educação em diálogo permanente com outras áreas do conhecimento;
- cultivem o apreço ao respeito, à liberdade e à tolerância, cumprindo o que reza a LDB;
- sejam promotores do exercício da cidadania fundamentada nos ideais de igualdade, liberdade, solidariedade, democracia e justiça.
- sejam conhecedores do desenvolvimento humano em suas diferentes fases para facilitar a ação educativa de adolescentes e adultos;
- tenham domínio sobre os fundamentos pedagógicos necessários ao exercício profissional;
- tenham domínio das técnicas e conteúdos básicos para a pesquisa em filosofia.
- exercitem o desempenho profissional de licenciado em filosofia;
- sejam capazes de contribuir para a difusão do saber filosófico e sua necessidade para a inserção consciente na comunidade;
- saibam favorecer a prática de ensino articulada com a realidade sócio-pedagógica da comunidade.
Quanto ao desenvolvimento pessoal e geral ao se concluir o curso espera-se obter:
- capacidade filosófica de formular e propor soluções a problemas dos diversos campos do conhecimento e da vida;
- consciência crítica sobre a realidade sócio-histórica e política, o conhecimento, a razão, o trabalho e a sociedade, a família, a política, etc.;
- capacidade de analisar e interpretar os mais diversos tipos textos com rigor hermenêutico;
- compreensão do sentido e significado da vida, do homem e de sua cultura sob o rigor do raciocínio filosófico;
- percepção da não dissociação entre filosofia e ciências, entre saber técnico e agir pessoal e social;
- integração da crítica filosófica com o respeito à pessoa e a análise consciente da realidade;
- estar orientado para um agir ético;
- ter aperfeiçoado a capacidade discursiva e argumentativa, analítica e sintética.
- ter interesse e dedicar-se à pesquisa filosófica orientadora da prática de ensino, à atualização e autodesenvolvimento.
- possuir autonomia intelectual para analisar os mais diversos problemas e contextos.